Série RTX 50 mata suporte ao PhysX na maior parte dos games
A NVIDIA revelou ainda em janeiro que devs não poderiam mais desenvolver ou fazer debug de apps baseados em 32-bit em sua plataforma CUDA. No entanto, somente agora usuários estão relatando o que isso significa para a série RTX 50 de GPUs doméstica – em especial para jogos com PhysX.
Alguns jogadores devem se lembrar bem dos tempos em que a NVIDIA promovia o PhysX como um dos grandes diferenciais de suas GPUs. Não é para menos, a empresa comprou a Ageia em 2008 por causa da tecnologia de simulação de física e passou a incentivar diversos devs a implementarem o recurso em seus games. Até os jogadores de console devem ter visto a logo do PhysX em alguns títulos do PS3.
O recurso chegou a ficar bem popular em jogos 32-bit, mas com os avanços de diferentes motores gráficos foi caindo em desuso em títulos mais modernos. Assim, as RTX 50 não têm problemas de compatibilidade com a maioria dos games, mas no caso de jogos 32-bit com PhysX os problemas aparecem.
Divulgação/CD Projekt RED
Alguns exemplos proeminentes que podemos citar são Borderlands 2, Metro 2033, Assassin’s Creed IV: Black Flag e The Witcher 3 – que famosamente dava trabalho para rodar o HairWorks nas belas madeixas de Geralt logo em seu lançamento.
Placas RTX 50 devem rodar PhysX em jogos 64-bit
Como o fim do suporte da plataforma CUDA se refere a aplicativos em 32-bit, não especificamente ao PhysX, GPUs da série RTX 50 devem lidar bem com o recurso em jogos 64-bit. Um usuário do Reddit, que relatou problemas com Borderlands 2, diz que Batman Arkham Knight rodou com mais tranquilidade.
Notícias relacionadas:
Diversas RTX 5070 Ti aparecem em loja com preços acima dos US$ 900
Testes mostram RTX 5070 Ti em média 16,6% mais rápida do que a RTX 4070 Ti Super
Zotac registra RTX 5050, 5060 e 5060 Ti em documentos oficiais
A má notícia é que o auge do PhysX como tecnologia dedicada foi na era dos jogos em 32-bit, então a maior parte de títulos antigos que contam muito com o recurso vão rodar mal em placas RTX 50. É possível desligar a configuração em muitos casos, enquanto outros vão passar a renderização para o processador – o que pode afogar a performance.
Esse post no ResetEra traz uma lista de jogos afetados.
Fonte: ArsTechnica