DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Grande concentração de cocaína é encontrada em lagoa de Santa Catarina

Um dos pontos turísticos mais visitados de Florianópolis, em Santa Catarina, foi objeto de pesquisa e o resultado foi surpreendente. Foram encontrados 35 tipos de contaminantes na Lagoa da Conceição, provavelmente oriundos de esgoto doméstico.

Entre eles estão cafeína, diferentes tipos de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Mas uma substância em especial chamou a atenção: foi identificada a presença de uma quantidade expressiva de cocaína no local.

Presença da droga pode causar danos ao meio ambiente

O estudo foi realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e aponta que as concentrações da droga estão entre as mais altas reportadas no mundo. Derivados e metabólitos da cocaína foram encontrados em 63% das amostras analisadas, sugerindo uma presença significativa e consistente no ambiente.

Presença de grandes quantidades da droga na lagoa chamou a atenção (Imagem: Mulad Images/Shutterstock)

Durante o trabalho, a equipe utilizou uma tecnologia inovadora capaz de identificar 165 contaminantes de uma vez só. A cafeína foi o elemento em maior concentração, seguida pelos antibióticos ciprofloxacina e clindamicina e o anti-inflamatório diclofenaco.

Segundo os cientistas, estas substâncias podem causar prejuízos à saúde dos humanos em contato com a água. Além disso, elas podem ter efeitos negativos em plantas e animais aquáticos.

Leia mais

“Tubarões da cocaína” são encontrados no Brasil

Mar do litoral de São Paulo está contaminado com cocaína

Cocaína em múmias pode mudar tudo que sabemos sobre uso de drogas

Sistema REACQUA gera água pura para reuso sem consumo de energia (Imagem: Gustavo Diehl/UFSC)

É preciso aperfeiçoar o tratamento da água

O estudo, publicado na revista Science of the Total Environment, alerta que “é crucial monitorizar continuamente a acumulação destes compostos em alimentos amplamente consumidos pela população local para avaliar potenciais impactos na saúde humana”.

Os níveis de poluição são ainda maiores próximo à estação de tratamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Por conta disso, a equipe apresentou possíveis soluções para aperfeiçoar o tratamento da água.

Uma delas é o REACQUA, um sistema capaz de eliminar uma série de contaminantes sem utilizar energia elétrica, apenas solar. 

O post Grande concentração de cocaína é encontrada em lagoa de Santa Catarina apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box