DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Preços de memórias DRAM E NAND devem subir no segundo semestre

Segundo relatório do jornal diário DigiTimes, os preços de memórias DRAM E NAND devem subir no segundo semestre deste ano.

Destaca-se que, ao longo de 2024, os valores cobrados pelos componentes mencionados sofreram flutuações devido ao declínio da demanda por memórias DDR4 e DDR3, cuja produção deverá ser encerrada ainda em 2025.

Porém, com os avanços crescentes e acelerados no segmento de inteligência artificial (IA), um aumento considerável nos preços de NAND Flash são esperados.

No momento, as companhias estão investindo no lançamento de produtos voltados para consumidores e em servidores tecnológicos, como a NVIDIA, com o seu Project Digits, portanto, estoques e a demanda se equilibram novamente.

Esse equilíbrio é responsável por aquecer o mercado, além de criar condições propícias para o cenário reportado. E, quando o assunto é memória NAND, espera-se que estabilizem em um primeiro momento, mas ficarão mais caras a partir do segundo trimestre de 2025.

O relatório do jornal diário ainda explica que, desde o segundo semestre de 2024, fabricantes de memória têm enfrentado problemas de excesso de oferta, acontecimento responsável por impactar os preços diretamente.

Kingston

Leia mais

Preços de DRAM para PCs devem cair no primeiro trimestre de 2025

Strix Halo APU: AMD revela chip com impressionante design e alto desempenho

SanDisk apresenta memória High Bandwidth Flash (HBF) que possibilita GPUs com até 4TB de VRAM

Em cenário aquecido pela ascensão da IA, preços de memórias DRAM E NAND devem subir em 2025

Mudando o foco, com o advento de produtos baseados na tecnologia HBM3E prestes a chegar no mercado, esse evento pode beneficiar ativamente o segmento de IA.

Gigantes da tecnologia, como Google e Apple, estão com planos para construir novos e poderosos Data Centers, além de estarem se preparando para investir nas aquisições de dispositivos que consigam suportar operações massivas envolvendo inteligência artificial.

Com a proximidade de modelos de IA avançados, como o Grok 3, equipamentos poderosos, capazes de rodar satisfatoriamente sistemas de IA complexos, são necessários, mantendo a demanda em alta neste setor.

É válido mencionar que um terremoto de magnitude 6,4 pode ter impactado a produção da Micron. O evento sísmico pode ter sido responsável por reduzir a capacidade de produção global de chips DRAM, reforçando as especulações de aumentos de preços.

De toda forma, ainda não existem confirmações oficiais sobre esta informação por parte da companhia.

Já os preços de NAND Flash devem subir também, mas por outro motivo: aumento de demanda no segmento de PCs e smartphones. Ajustes de preços a partir do segundo trimestre de 2025 são esperados.

Por último, mas não menos importante: um ciclo de substituição de PCs é aguardado para este ano graças ao lançamento de novos produtos, e também pelo impulsionamento no mercado corporativo no final deste ano.

E aí? O que achou das informações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!

Fonte: tomshardware

Facebook Comments Box