Micron apresenta seu primeiro SSD PCIe 5.0 para PCs, com 14,5GBps de leitura
A Micron, que tanto fabrica chips NAND para outras empresas, apresentou somente nesta semana seu primeiro SSD PCIe 5.0. O 4600 será disponibilizado em diversas opções de capacidade, no formato M.2 2280 e prometendo até 14,5GB/s de leitura sequencial, com até 12GB/s de gravação sequencial.
“O SSD 4600 oferece experiências excepcionais para o usuário sobre drives Gen4 para uso científico, de mídia ou entretenimento, junto com uma variedade outros casos”, diz a Micron em sua divulgação oficial.
A empresa até compara a performance do produto com alguns SSDs da geração passada, mas uma informação especialmente interessante é que a Micron afirma que seu 4600 se sai até 11% no PCMark 10 do que competidores Gen 5. A empresa só não diz quais, especificamente.
Fonte: Micron
Vale lembrar que, enquanto mais fabricantes promovem velocidades de leitura e gravação sequenciais para seus SSDs, é na performance de velocidade randômica que temos uma métrica mais importante para jogos. O Micron 4600 foi avaliado em 2.100.000 IOPS nesses casos, tanto para leitura como para gravação.
O novo SSD para PCs domésticos da Micron será comercializado nas capacidades de 512GB, 1TB, 2TB e 4TB. Ele é avaliado com durabilidade de 300 a 1.600 TBW, dependendo da quantidade de armazenamento.
Micron não fala de preços para seu novo SSD
Infelizmente a empresa não divulgou valores para o 4600. Podemos especular que o motivo para isso é o fato que eles não pretendem vender o SSD avulso, pelo menos num primeiro momento.
Fonte: Micron
Em sua divulgação, a Micron informa que o drive já está disponível em amostras para OEM globalmente, o que significa que em breve veremos sistemas completos com o SSD já instalado sendo vendidos.
Notícias relacionadas:
SSD de alta velocidade da Seagate tem formato de pendrive e até 2TB
Sandisk promete SSDs de 1PB (petabyte) com tecnologia UltraQLC
Micron, Samsung e SK Hynix podem encerrar produção de DDR4 e DDR3 ainda em 2025
No marketing do produto, a empresa fez questão de trazer falas de representantes tanto da AMD como da Intel, então certamente veremos dispositivos nas duas plataformas usando o Micron 4600.
Via: TechPowerUp