FeaturedGamesTrending

Diretor de Metaphor: ReFantazio fala que fazer menus bonitos é chato

Em entrevista ao portal internacional The Verge, o diretor de Metaphor: ReFantazio, Katsura Hashino, afirma que fazer menus bonitos é chato, trabalhoso e consome bastante tempo. De acordo com ele, fazer o design de UIs (interfaces do usuário) de forma envolvente exige uma boa dose extra de trabalho.

Katsura Hashino não criticou o ato de fazer belos menus em jogos como Persona 3, 4, 5 e Metaphor: ReFantazio. O diretor do novo JRPG da Atlus apenas destacou como menus com design único e fluído exigem maior dedicação. O diretor também destacou como a maioria dos games opta por menus simples, ao contrário de Metaphor: ReFantazio.

Segundo ele, a equipe de desenvolvimento só consegue alcançar a funcionalidade e beleza ao utilizar designs únicos, cada um para um menu específico. O processo de criação pode levar bastante tempo, pois é necessário além da beleza e design diferenciado, garantir a legibilidade das informações.

Tentamos manter as coisas simples, práticas e utilizáveis. Mas talvez a razão pela qual alcançamos ambos [funcionalidade e beleza] é que temos designs exclusivos que criamos para cada menu. Isso é realmente muito chato de fazer.

Katsura Hashino – diretor de Metaphor: ReFantazio

CRÉDITOS: Atlus

Menus de Metaphor: ReFantazio exigiram muito trabalho

Metaphor: ReFantazio alcançou nota 94 no Metacritic, batendo de frente com Astro Bot como game mais bem avaliado de 2024. Não é surpresa vermos a Atlus colocando tanta dedicação por trás do game, afinal eles querem ver Metaphor: ReFantazio como o terceiro pilar da empresa.

Talvez por isso, os menus de Metaphor sejam tão belos quanto os menus de jogos como Persona 5. No seu comentário ao The Verge, Katsura Hashino destacou como os menus do game utilizam sistemas separados de execução para cada um deles. “Seja o menu da loja ou o menu principal, quando você os abre, há um programa separado inteiro em execução e um design separado que entra em sua criação. Leva muito tempo“, comentou Katsura Hashino.

Diretor de Metaphor: ReFantazio acredita que jogos podem “mudar o mundo”

Atlus promete melhorias de otimização na demo de Metaphor: ReFantazio no PC

Atlus/Divulgação

Segundo o diretor, o grande diferencial está na dedicação extra aos menus, que exigem bastante trabalho e podem ser bem chatos de criar. Enquanto a maioria dos games utiliza UIs simples, todas seguindo um mesmo padrão, jogos como Persona 5 e Metaphor: ReFantazio apostam em belos menus únicos para encantar os jogadores.

Katsura Hashino afirmou que Persona 3 salvou a Atlus, talvez por isso a equipe de devs sob o seu comando continue apostando nos elementos que destacaram o game. Metaphor: ReFantazio obteve muitos elogios da crítica e promete ser um dos grandes JRPGs do ano de 2024.

Fonte: The Verge

Facebook Comments Box