Ar-condicionado sem unidade externa funciona mesmo? Veja os prós e contras
O ar-condicionado sem unidade externa é uma alternativa mais simples e minimalista, deixando-o apropriado para diferentes ambientes sem abrir mão das suas principais virtudes. Mas será que ele tem as mesmas aplicações dos modelos split tradicionais? Veja os prós e contras.
Como economizar energia com o ar-condicionado, segundo o Inmetro Ar-condicionado para quarto: 4 modelos ideais para o seu dormitório
A seguir, entenda melhor como esses modelos funcionam e quais são seus prós e contras.
🚀 Confira promoções de ar-condicionado no Canaltech Ofertas do WhatsApp
Como funciona um ar-condicionado sem unidade externa?
Todo modelo tradicional de ar-condicionado acompanha uma unidade externa que fica exposta do lado de fora da estrutura. Esse componente atua em conjunto com o condensador para retirar o calor do ambiente e enviá-lo para fora, dessa forma garantindo o andamento do ciclo de refrigeração enquanto o aparelho estiver ligado. A ideia é remover essa segunda parte para concentrá-lo apenas em um único item.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por outro lado, um ar-condicionado que não conta com módulo externo não chega a ser tão diferente do modelo básico. Seu principal diferencial está nos componentes: ao invés de separar as funções entre duas peças, ele combina tudo em um único dispositivo. Por isso, esses modelos costumam ser mais compactos e fáceis de instalar.
Os modelos internos são mais compactos e versáteis (Foto: Divulgação/Philco)
Seu método de funcionamento ainda é o mesmo, porém adaptado para sua estrutura de componentes exclusivamente internos. O ar quente captado passa por várias tubulações e é enviado até o exterior através de pequenas aberturas na parede ou na janela. Com isso, o ciclo de refrigeração se mantém funcionando sem a necessidade de um módulo externo.
Dessa forma, podemos confirmar que o ar-condicionado sem unidade externa funciona perfeitamente dentro daquilo que propõe – mas é importante levar alguns fatores em consideração.
Prós e contras
Existem algumas circunstâncias que tornam esse tipo de ar-condicionado especialmente útil. Alguns condomínios possuem restrição de fachada, impedindo que seus moradores instalem ou exponham qualquer tipo de elemento do lado de fora — o que inclui o módulo externo de um ar-condicionado.
Outra restrição seriam ambientes externos limitados, impossibilitando que o módulo seja instalado do lado de fora com o espaço mínimo recomendado.
Independente de tudo isso, o ar-condicionado sem módulo externo chama a atenção por ser prático e compacto, então ele se encaixa bem tanto em residências quanto em escritórios.
A facilidade de instalá-lo também é outro ponto positivo, já que ele dispensa qualquer complexidade que envolva fixação na parede e conexão direta com outro dispositivo interno.
O aparelho também traz uma performance satisfatória para espaços menores, mas é preciso ter isso em mente antes de fazer o investimento.
Ele não tem uma potência adequada para cobrir cômodos maiores, o que acaba criando uma limitação.
Os modelos tradicionais são mais potentes e conseguem atender a cômodos maiores (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Além disso, como todos os componentes estão concentrados em um lugar só, a necessidade de manutenção do aparelho costuma ser maior. Quando alguma peça apresenta defeito ou algum mau-funcionamento pontual, diversas outras podem ser afetadas, estendendo o problema.
Dito isso, pode-se resumir que o ar-condicionado sem módulo externo atende perfeitamente às necessidades de quem deseja algo mais prático e que não “polua” a parte externa da residência – desde que a pessoa se contente em utilizá-lo em ambientes pequenos.
Sua potência é limitada e, nesse quesito, ele não consegue substituir um modelo tradicional, que já é mais apropriado para atender espaços maiores.
Leia mais sobre ar-condicionados:
Ar-condicionado da Xiaomi que gela em 30 segundos | Quando ele chega ao Brasil? Ar-condicionado para quarto: 4 modelos ideais para o seu dormitório Como economizar energia com o ar-condicionado, segundo o Inmetro Como funciona o ar-condicionado
VÍDEO: Ar-condicionado gasta muita energia?
Leia a matéria no Canaltech.