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E-bike se divide em duas em menos de 1 minuto; veja

“A única bicicleta que se transforma instantaneamente de uma e-bike clássica para uma bicicleta de carga, sem esforço, em menos de um minuto”. Essa é a definição da Gambade, atualmente em campanha de arrecadação de fundos por uma startup de Avignon, na França.

Criada por uma equipe de engenheiros, designers e ciclistas, a e-bike passou por dois anos de testes até o design final. Há modelos analógicos elétricos e não motorizados disponíveis para interessados pelo kickstarter.

“Nosso objetivo final é fazer do ciclismo uma verdadeira alternativa aos carros, tornando a mobilidade sustentável fácil para famílias e passageiros urbanos”, diz a startup.

Módulo de carga suporta até 65kg (Imagem: Gambade/Divulgação)

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O que esperar da nova e-bike?

A bicicleta de passeio pode ser convertida em uma bicicleta de carga ao afrouxar manualmente uma parte superior da haste do guidão, puxando um acoplador na mangueira do freio hidráulico dianteiro — um processo que, teoricamente, leva 45 segundos;

Na versão e-bike, o motor de 250 watts é alimentado por uma bateria de íons de lítio Hailong montada no tubo inferior;

O alcance vai de 90 a 120 km (56 a 75 milhas) na configuração sem carga, ou 60 a 80 km (37 a 50 milhas) no modo de carga;

O módulo de carga pode suportar uma carga de até 65 kg, o equivalente a duas crianças pequenas, que, aliás, poderiam ser acomodadas em assentos opcionais com cintos de segurança;

No modelo analógico sem carga, o peso é de 11 kg, enquanto a ebike com o módulo acoplado chega a 40 kg;

Há 9 velocidades para a e-bike, 11 velocidades para a analógica, além de rodas de 26 polegadas com aros de alumínio Mach1 Trucky 30c e pneus Shwalbe Big Ben Plus resistentes a furos.

Processo de montagem dura 45 segundos (Imagem: Gambade/Divulgação)

“Priorizamos materiais ecológicos, usando uma estrutura de aço que tem uma pegada de carbono menor do que o alumínio e um revestimento em pó sem solvente para um acabamento durável e não tóxico”, explica a startup.

Caso a e-bike chegue a ser produzida, os financiadores da campanha terão desconto de 40% no preço de varejo: o modelo analógico sairá a € 2.950 (R$ 17,6 mil), enquanto a e-bike sairá a € 3.550 (R$ 21,2 mil).

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