Jogo de tabuleiro ensina a usar internet de forma segura
Um novo jogo de tabuleiro é a aposta do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) para ensinar crianças e adolescentes a usar a internet de forma segura.
“Com dicas sobre segurança online, o jogador irá se deparar com situações positivas e negativas envolvendo tecnologia”, explicou Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br, em entrevista à Agência Brasil.
O jogo gratuito está disponível no site da entidade, que é ligada ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e pode ser explorado por educadores e pais. O lançamento foi realizado durante o evento do Dia da Internet Segura, em São Paulo.
“Os Jogos ‘Internet Segura’ são voltados para crianças de 8 a 12 anos, e podem ser jogados em família e nas escolas, não apenas como diversão mas como um momento de aprendizagem e discussão sobre uso seguro e responsável da internet”, disse a analista.
Leia Mais:
Mais de 80% das crianças de 6 a 8 anos acessam a internet
BooBoo: conheça o ‘cão robô social’ usado para ajudar jovens na China
Adolescentes serão expulsos das redes sociais na Flórida
Crianças mais conscientes e menos vulneráveis
O material deve ser impresso e recortado para formar um dado, os personagens e o tabuleiro. O objetivo é chegar no destino final conforme o jogador for enfrentando os desafios de cada casa. Ganha quem tiver o comportamento mais seguro na internet.
“Ao cair, por exemplo, em uma casa que fala sobre ‘backup’, a ideia é que o jogador reflita sobre suas próprias ações em relação à proteção de dados e passe a usar a tecnologia a seu favor, fazendo backups regularmente”, ressaltou Miriam von Zuben.
O Cert.br já havia lançado outro jogo para trabalhar com temas cibernéticos com as crianças. Um deles estimulava a denúncia e o bloqueio de perfis estranhos ou de risco. Também é possível acessar caça-palavras, memória, cruzadinhas e desenhos para colorir no site da entidade.
O post Jogo de tabuleiro ensina a usar internet de forma segura apareceu primeiro em Olhar Digital.