É possível guiar plasma elétrico no ar usando campos ultrassônicos
Não é um sabre de luz de plasma como em Star Wars, mas pesquisadores da Espanha, Finlândia e Canadá descobriram uma forma de guiar plasma elétrico no ar usando campos ultrassônicos.
Em outras palavras, essas faíscas podem ser controladas para desviar de obstáculos e até atingir pontos específicos em materiais, mesmo que eles não sejam condutores.
O segredo dessa técnica está no uso de ultrassom. Ondas sonoras em frequências ultrassônicas criam pressão no ar forte o suficiente para levitar objetos leves.
Quando uma faísca aquece o ar ao seu redor, o ar mais quente se expande, diminuindo sua densidade. A eletricidade tende a se mover pelo ar de menor densidade, então a faísca começa a seguir nessa direção. Pulsos ultrassônicos ajudam a deslocar esse ar quente de baixa densidade, guiando a eletricidade.
“Estou empolgado com a possibilidade de usar faíscas muito leves para criar estímulos táteis controlados na mão, talvez até criando o primeiro sistema Braille sem contato,” disse Josu Irisarri, autor principal do estudo, da Universidade Pública de Navarra.
Veja mais sobre ciência.
O post É possível guiar plasma elétrico no ar usando campos ultrassônicos apareceu primeiro em Nerdizmo.