Aplicativo Celular Seguro ultrapassa 100 mil alertas de bloqueio
A Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do Governo Federal divulgou ontem que o aplicativo Celular Seguro BR, o qual foi alvo de uma grande atualização no final do ano passado, atingiu recentemente a marca de 107.931 alertas de bloqueios emitidos — 49.669 por roubo e 34.916 por furto.
Lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 2023, o software já conta com mais de 2.461.019 brasileiros cadastrados e conta (desde a atualização supracitada) com um Modo de Recuperação, o qual permite aos usuários realizar um bloqueio total ou parcial de um aparelho roubado.
No caso do bloqueio parcial, apenas a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras são bloqueadas, de modo que o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do celular continua ativo para possibilitar uma futura recuperação do aparelho.
Nova fase
De acordo com a SESCOM, desde que foi lançado, o Modo de Recuperação já foi ativado mais de 2.880 vezes por usuários do aplicativo. No mesmo período, foram realizados mais de 4.399 bloqueios totais — número que contribuiu para a quebra da marca de 100 mil alertas.
O MJSP foca agora em uma novidade para o Modo de Recuperação a qual possibilitará o envio periódico de um relatório com informações sobre a habilitação de novos chips em aparelhos com bloqueio parcial às Secretarias de Segurança Pública locais, facilitando a recuperação desses smartphones.
“Seguimos trabalhando com todo o empenho para melhorar o Celular Seguro e ampliar a rede de parceiros. Essa integração com estados, instituições e entidades que atuam no setor é fundamental para o sucesso das medidas”, comentou Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do órgão.