Wikipédia ganha feed infinito inspirado no TikTok; saiba mais
Wikipédia e TikTok tiveram um “filho” — e o resultado já está disponível online! Na última quarta-feira (5), o desenvolvedor de aplicativos Isaac Gemal lançou o WikiTok, um feed vertical infinito repleto de temas aleatórios que levam o usuário a diferentes páginas de artigos da Wikipédia.
Entenda:
Um desenvolvedor de apps dos EUA criou um feed infinito com artigos completamente aleatórios da Wikipédia;
Chamado de WikiTok, o projeto surgiu após uma thread no X (antigo Twitter) e foi lançado na semana passada;
Ele funciona de forma semelhante ao TikTok, com um feed rolável infinito composto por temas aleatórios que levam a artigos da Wikipédia;
Usuários do WikiTok levantaram a possibilidade de um algoritmo baseado em interesses, mas o desenvolvedor não pretende implementá-lo no momento.
O WikiTok funciona tanto no desktop quanto em navegadores móveis e está disponível em vários idiomas (incluindo português). O feed exibe uma infinidade de artigos selecionados da API da Wikipédia e ilustrados por uma única imagem de capa — retirada do artigo de origem. Ao clicar em um deles, o usuário é levado diretamente para a página do assunto na Wikipédia.
Leia mais:
Veja quais foram as páginas mais acessadas da Wikipédia em 2024
IA está dando ‘dor de cabeça’ para a Wikipedia; entenda
Fundador da Wikipedia prevê que IA super-humana vai demorar mais de 50 anos
WikiTok mostra artigos da Wikipédia em feed infinito
A ideia para o WikiTok começou com uma publicação feita no X (antigo Twitter) pelo desenvolvedor Tyler Angert. No post, Angert falou sobre colocar a Wikipédia “em uma única página rolável”. James Cham, da Bloomberg Beta, e o escritor Grant Slatton se juntaram à discussão na rede.
Gemal se deparou com os posts e decidiu tirar a ideia do papel. Como revelado à Ars Technica, ele iniciou o projeto à meia-noite e meia e em menos de duas horas já tinha um protótipo — codificado com o apoio de ferramentas de IA como o Claude e o Cursor da Anthropic.
O desenvolvedor disse que vem recebendo pedidos para adaptar o feed do WikiTok aos interesses do usuário, mas destaca que, pelo menos no momento, não pretende implementar um algoritmo. “Eu tive que ser firme e dizer algo como ‘já somos governados por algoritmos implacáveis e opacos em nossa vida cotidiana; por que não podemos ter apenas um cantinho no mundo sem eles?’ […] Não tenho grandes planos para algum tipo de algoritmo de TikTok hipercalculador e monetizado insano.”
O post Wikipédia ganha feed infinito inspirado no TikTok; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.