Como usar o DeepSeek R1 na Perplexity
O modelo de IA DeepSeek R1, desenvolvido pela empresa chinesa DeepSeek, pode ser usado no chatbot da plataforma Perplexity. A ferramenta pode ser usada para comandos mais complexos e exibe o “raciocínio” da inteligência artificial até chegar à resposta.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas 5 IAs para melhorar um texto
De acordo com a Perplexity, os servidores com o modelo R1 estão hospedados nos Estados Unidos e em países da Europa — a versão padrão do DeepSeek armazena os dados em servidores da China, o que fez com que alguns países bloqueassem a plataforma. Além disso, a empresa alega que a IA não aplica censura ou gera respostas enviesadas.
O Canaltech tira as seguintes dúvidas sobre a integração:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como usar o DeepSeek R1 na Perplexity O modelo está disponível em quais plataformas? Quais os limites de uso? Qual a diferença do DeepSeek R1 para os modelos da Perplexity?
Como usar o DeepSeek R1 na Perplexity
Siga estes passos:
Acesse a Perplexity AI (perplexity.ai); Pressione o ícone “Auto” no campo do Prompt; Escolha “Reasoning – R1” para ativar o modelo; Digite seu comando e veja a resposta da IA.
Alterne entre os modelos para usar o DeepSeek R1 na Perplexity AI (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
O modelo está disponível em quais plataformas?
O DeepSeek R1 pode ser usado no site oficial da Perplexity e nos aplicativos da IA para Android, iOS e macOS. Ainda não há uma versão da ferramenta para Windows.
Quais os limites de uso?
O modelo do DeepSeek pode ser usado até cinco vezes por dia para contas gratuitas da plataforma. Assinantes do serviço Perplexity Pro podem usá-lo até 500 vezes por dia.
Qual a diferença do DeepSeek R1 para os modelos da Perplexity?
O R1 é considerado um modelo de raciocínio, ou seja, é indicado para comandos mais longos e complexos. É possível pedir para a IA analisar documentos ou fazer pesquisas mais longas, por exemplo, e o processo até chegar à conclusão é detalhado pela ferramenta.
A versão padrão da Perplexity é abastecida por modelos da família Sonar, desenvolvida pela própria empresa com o objetivo de pesquisar na web e trazer respostas rápidas. Portanto, se o seu objetivo é uma breve consulta, vale a pena usar o modelo convencional, mas a ferramenta da DeepSeek é indicada para trabalhos mais longos.
Vale reforçar que a Perplexity também permite usar o modelo o3-mini, desenvolvido pela OpenAI (criadora do ChatGPT) com o mesmo propósito de atender a demandas mais complexas. Contas gratuitas podem fazer até cinco pesquisas por dia com o recurso.
Leia também:
5 pontos para entender o DeepSeek, a IA chinesa concorrente do ChatGPT
5 diferenças entre a chinesa DeepSeek e o ChatGPT Testamos o DeepSeek: conheça os prós e contras da IA chinesa
VÍDEO: compare o DeepSeek com o ChatGPT
Leia a matéria no Canaltech.