Lucro da Square Enix caiu 9,9% mesmo com bons números de vendas
A Square Enix confirmou que as vendas líquidas do setor de Entretenimento Digital caíram 10,7% e o lucro operacional 9,9%. O motivo foi o fraco desempenho de jogos para celular e baseados em navegador. As informações foram divulgados no seu relatório financeiro para os primeiros nove meses do ano fiscal atual, que termina em 31 de março.
As baixas vendas de jogos lançados este ano em comparação com as vendas daqueles lançados no ano fiscal anterior também contribuíram para o resultado. Títulos como Final Fantasy Pixel Remasters e Dragon Quest Monsters: The Dark Prince tiveram um desempenho abaixo do esperado.
Notícias Relacionadas:
Commandos: Origins recebe nova data de lançamento
Mod 4K melhora texturas de pele em Kingdom Come: Deliverance 2
Estúdio detalha planos para Path of Exile 2
Créditos: Square Enix.
No entanto, alguns dos novos lançamentos da empresa se saíram bem, como Dragon Quest HD-2D Remake. A expansão Final Fantasy XIV Dawntrail também vendeu bem e impulsionou um aumento nos lucros do segmento de MMO em relação ao ano anterior.
Possível que a decisão de adiar a DLC de Final Fantasy XIV para não conflitar com a DLC de Elden Ring tenha compensado para Square Enix.
A previsão para o ano permanece inalterada:
Vendas líquidas: 310 milhões de ienes (queda de 13,0% ano a ano)
Lucro operacional: 40 milhões de ienes (aumento de 22,9% ano a ano)
Lucro recorrente: 40 milhões de ienes (queda de 3,7% ano a ano)
Lucro líquido: 28 milhões de ienes (aumento de 87,8% ano a ano)
Créditos: Square Enix.
Surpresas, Expectativas e Previsões
Os resultados relatados não são particularmente surpreendentes. Em setembro, a Square Enix relatou que as vendas de Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth não atenderam às expectativas. Isso mesmo considerando que o 16º título da franquia teve a terceira melhor estreia da série Final Fantasy na Steam.
Felizmente, a segunda entrada na trilogia Remake parece estar indo muito bem no PC, então há chances de que as vendas eventualmente atendam às expectativas.
Créditos: Square Enix.
O anime Diários de uma Apotecária também é mencionado no relatório fiscal. Após o sucesso do anime, houve um aumento expressivo nas vendas, o que resultou numa variação significativa, mas temporária. Além disso, com a popularidade da série, os custos de preparação dos próximos lançamentos aumentaram.
As vendas e o lucro operacional de produtos da Square Enix também aumentaram graças às vendas rápidas de novos produtos de séries populares como Final Fantasy, Dragon Quest e NieR.
Fonte: Square Enix.