Desenvolvedores dizem que jogos não são testados o suficiente
Um estudo recente revelou que 77% dos desenvolvedores acreditam que seus jogos não passaram por testes suficientes antes do lançamento. A pesquisa, divulgada pelo Insider Gaming, analisou o controle de qualidade na indústria de games e apontou que muitos profissionais sentem que os orçamentos para testes não acompanham a complexidade crescente dos jogos modernos.
Entre os entrevistados, 50% afirmaram que os investimentos em controle de qualidade não estão crescendo na mesma proporção que os desafios técnicos. Dessa forma, isso tem levado ao aumento de lançamentos com falhas que exigem correções pós-lançamento. Muitos jogadores enfrentam problemas como bugs, travamentos e modos de desempenho abaixo do esperado.
Foto: Divulgação/PlayStation
Situações como essas impactam a reputação das desenvolvedoras, resultando em críticas negativas e quedas nas avaliações dos jogos. Recentemente, por exemplo, a 2K Games revelou que fará ajustes em Civilization 7 após ele chegar recheado de críticas por parte da comunidade mesmo com tão pouco tempo de lançamento.
Leia mais
Patch 8 de Baldur’s Gate 3 ganha atualização própria antes do lançamento público
GTA 6 está no rumo para sair em 2025, reforça novamente a Take-Two
EA revela janela de lançamento de novo Battlefield
Desenvolvedores veem IA como aliada nos testes dos jogos
A inteligência artificial surge como uma possível solução para otimizar os testes. No entanto, apenas 18% dos entrevistados afirmaram que trabalham em estúdios prontos para implementar a tecnologia. Já 21% acreditam que a IA pode ser mais eficaz que os métodos tradicionais de controle de qualidade.
Steam/Reprodução
A adoção dessa tecnologia, porém, ainda enfrenta barreiras. Entre elas os altos custos de desenvolvimento e a resistência de equipes que temem a substituição de cargos humanos. Além disso, o estudo também indicou que 70% dos desenvolvedores nunca participaram do lançamento de um jogo sem erros.
Dessa forma, especialistas apontam que a combinação de IA com testes manuais pode melhorar a qualidade dos jogos antes da distribuição ao público. Assim, acredita-se que a IA pode acelerar a detecção de falhas, permitindo que os testadores humanos se concentrem em problemas mais complexos e em ajustes de jogabilidade.
Fonte: Insider Gaming