FeaturedGamesTrending

Akasa apresenta case USB 4 com resfriamento ativo para SSD M.2 externo

A fabricante de soluções térmicas Akasa apresentou um novo invólucro para o uso externo de SSDs M.2. O acessório é compatível com USB 4 e PCIe 5.0, entregando banda de 40Gbps pelo seu cabo Tipo-C altamente flexível. O corpo é todo construído em alumínio e acompanha um fan para resfriamento ativo do drive de alta performance.

O novo case da Akasa suporta SSDs M.2 nos formatos 2242, 2260 e 2280. O fan gira em até 8.000 RPM, mas para garantir dissipação de calor ainda maior, o produto traz um heatsink interno com duas coberturas térmicas para o drive. A contrapartida é que o design torna mais difícil trocar o SSD na hora que quiser, algo que costuma ser um atrativo para soluções externas de armazenamento.

Fonte: Akasa

Evidentemente, a performance final do novo invólucro da Akasa depende muito do SSD instalado. A fabricante divulgou resultados do CDMark mostrando leitura sequencial de até 3.629,72MB/s, com gravação chegando em até 3.475,02MB/s usando o case. Infelizmente, não foi informado qual modelo de SSD ofereceu esses números.

Fonte: Akasa

O novo produto já conta com uma página dedicada no site oficial da Akasa, mas a companhia ainda não revelou seu preço, nem uma janela de lançamento. Com o tanto de informações disponíveis, no entanto, a estreia deve acontecer em breve.

Akasa opta por USB 4 enquanto versão 2.0 se aproxima

Conforme as tecnologias de conexão e cabos avançam, soluções externas como o case da Akasa ficam cada vez mais atrativas. A banda de 40Gbps já foi suficiente para impulsionar muito o mercado de acessórios para GPUs externas, por exemplo.

Mais sobre USB:

Surgem os primeiros cabos USB 4 2.0 com 80Gbps e Power Delivery de 240W

Lexar lança SSD portátil Armor 700 e o SSD profissional NM1090 PCIe 5.0

Kingston anuncia SSD externo XS1000 na cor vermelha

Por isso, será interessante ver que tipos de acessórios poderão ser feitos com a versão 2.0 do USB 4. Prometendo transferências de 80Gbps e até 240W de Power Delivery, algumas soluções para SSDs podem ficar tão boas quanto conexões diretas no desktop.

E já temos os primeiros produtos certificados com a tecnologia aparecendo no Japão, então devem aparecer cada vez mais novidades em breve.

Facebook Comments Box