RTX Neural Texture Compression: NVIDIA reduz uso de VRAM em até 96% com nova tecnologia
A NVIDIA apresentou avanços impressionantes no campo da compressão de texturas com o RTX Neural Texture Compression (NTC). Em testes realizados pela Compusemble, a tecnologia demonstrou uma redução de até 96% no consumo de memória para texturas, possibilitando maior eficiência em GPUs, mas com um leve impacto no desempenho.
Os testes foram conduzidos com uma RTX 4090 em resoluções de 1440p e 4K, utilizando modos diferentes de compressão neural.
Como resultado, o modo “NTC transcoded to BCn” apresentou uma redução significativa de 64% no consumo de memória, enquanto o modo “Inference on Sample” reduziu o consumo para impressionantes 11,37 MB – 95,8% menor que métodos tradicionais de compressão.
Os valores demonstram o potencial do NTC em revolucionar o gerenciamento de memória para texturas em aplicações 3D. Veja:
Como o RTX NTC funciona e seus modos de operação
Nos testes realizados em uma RTX 4090, a Compusemble utilizou dois modos principais: “NTC transcoded to BCn” e “NTC inference on sample”.
O modo “NTC transcoded to BCn” converte texturas para o formato BCn no carregamento, resultando em uma redução de 64% no consumo de memória. Em um teste específico, o uso de VRAM foi reduzido de 272 MB para 98 MB neste modo.
Já o modo “NTC inference on sample”, que decompõe somente os texels necessários para a renderização de cada cena, atingiu um consumo mínimo de 11,37 MB, representando uma redução de 95,8% em relação à compressão convencional.
A diferença entre os dois modos também tem consequência no desempenho. O “NTC transcoded to BCn” teve impacto mínimo nos quadros por segundo (FPS), com pequenas melhorias nas quedas de 1% de FPS. Por outro lado, o “NTC inference on sample” apresentou quedas perceptíveis no desempenho.
Reprodução/Compusemble
Resultados dos testes
1440p: DLSS vs TAA
Com DLSS habilitado em 1440p, o “NTC transcoded to BCn” manteve o desempenho próximo do modo sem compressão, enquanto o “NTC inference on sample” caiu de cerca de 1.600 FPS médios para 1.500 FPS. O impacto foi mais evidente nos valores mínimos de FPS (1% lows), que caíram de 1.300 FPS para 840 FPS neste último modo.
Quando o DLSS foi substituído por TAA (anti-aliasing baseado em tempo), todos os modos operaram significativamente mais rápido, chegando a quase 2.000 FPS no “NTC transcoded to BCn”. O modo “NTC inference on sample” teve uma melhora substancial, alcançando valores mínimos de FPS na faixa dos 1.300 FPS.
4K: DLSS e resolução nativa
Aumentar a resolução para 4K trouxe desafios maiores. Com DLSS habilitado, o desempenho médio foi de cerca de 1.100 FPS no modo “NTC transcoded to BCn” e pouco abaixo de 1.000 FPS no modo “NTC inference on sample”. Os valores mínimos de FPS caíram para a faixa dos 500 FPS em ambos os modos.
Curiosamente, ao desabilitar o DLSS em favor da resolução nativa com TAA, o desempenho médio no modo “NTC transcoded to BCn” subiu para 1.700 FPS, enquanto o “NTC inference on sample” manteve-se na faixa dos 1.500 FPS.
Reprodução/Compusemble
Vetores cooperativos
No teste final, a Compusemble utilizou vetores cooperativos em 4K com o modo “NTC inference on sample”. Com a funcionalidade ativada, o desempenho médio foi de cerca de 1.500 FPS, enquanto a desativação reduziu a média para menos de 650 FPS.
Os valores mínimos seguiram tendência similar, caindo de 750 FPS com vetores ativados para pouco acima de 400 FPS sem eles.
Impacto no desempenho
Embora o NTC seja uma inovação promissora, há um custo de desempenho, principalmente no modo “Inference on Sample”.
Como vimos nos testes, os quadros por segundo (FPS) caíram de cerca de 1.600 para 1.500 FPS em resolução 1440p com DLSS habilitado. Em 4K, a performance também sofreu quedas, nos valores mínimos de FPS, demonstrando a alta demanda imposta aos núcleos tensor da GPU.
A tecnologia RTX Neural Texture Compression tem o potencial de redefinir como os jogos e aplicações 3D gerenciam texturas, mas ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no equilíbrio entre eficiência e desempenho
O impacto de desempenho já foi observado em outras tecnologias da NVIDIA, como o Frame Generation do NVIDIA Reflex 2, que inicialmente só suporta GPUs da série RTX 50 devido à alta exigência de processamento.
Além disso, a empresa vem otimizando suas tecnologias para reduzir a carga sobre a GPU, como aconteceu com a versão atualizada do RTX Video Super Resolution, que agora requer 30% menos capacidade de processamento.
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Potencial e compatibilidade
Outro ponto que chama atenção no NTC é sua ampla compatibilidade, abrangendo desde GPUs da série RTX 20 até modelos mais antigos, como GTX 10, além de placas AMD e Intel. Isso abre as portas para o uso da tecnologia em plataformas mais acessíveis e até mesmo em consoles no futuro.
A evolução posiciona o RTX NTC como o maior avanço em compressão de texturas desde os anos 1990, permitindo texturas com até quatro vezes maior resolução sem demandar VRAM proporcional.
Contudo, enquanto o impacto no desempenho não for mitigado, a tecnologia segue em fase beta e sem previsão de lançamento oficial.
Fonte: Compusemble