DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Astrônomos descobrem a localização de uma rápida onda de rádio

Astrônomos descobriram a origem de uma onda de rádio repetitiva sem precedentes na história. Identificada pela sigla FRB 20240209A, ela está localizada fora de uma galáxia morta, algo que nunca havia sido identificado até então. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Onde termina a Terra e começa o espaço? ‘Sol artificial’ chinês estabelece recorde histórico de atividade

A hipótese é de que essa Fast Radio Burst (FRB), “rápida explosão de rádio”, em tradução livre, pode ter se originado em um aglomerado de estrelas mortas orbitando a galáxia, que também não está mais em atividade.

A descoberta foi feita pelo Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment Fast Radio Burst (CHIME/FRB), usando um dos telescópios de rádio CHIME/FRB Outrigger, localizado em Nova Jersey (EUA).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pesquisa consegue descobrir a origem de rápida onda de rádio (Imagem de: Gemini Observatory/UC Berkeley)

O artigo com a descrição do evento foi publicado ao final de janeiro na revista científica Astrophysical Journal Letters.

Em um comunicado à imprensa, um dos autores do estudo, Vishwangi Shah, disse que esta não é apenas a primeira FRB a ser encontrada fora de uma galáxia morta, mas também a mais distante da galáxia à qual está associada.

“A localização da FRB é surpreendente e levanta questões sobre como tais eventos energéticos podem ocorrer em regiões onde nenhuma nova estrela está se formando”, falou Shah.

O que são FRBs

As FRBs são flashes intensos de ondas de rádio, com duração de milissegundos, que emanam de galáxias a milhões de anos-luz de distância. Embora a maioria seja um evento isolado, algumas se repetem esporadicamente. Isso as torna ideais para identificar sua localização exata no céu.

A coautora do estudo e fellow da NASA Einstein Tarraneh Eftekhari afirmou, no mesmo comunicado, que isso desafia a compreensão anterior das FRBs “e destaca o papel significativo que seus ambientes desempenham na revelação de suas origens”.

Leia também:

Fóssil dinossauro mordido por crocodilo há 76 milhões de anos é encontrado Micróbios descobertos na Amazônia podem influenciar mudanças climáticas

VÍDEO:  20 Anos de iPod Shuffle e Nano, a Apple de 2005 que não existe mais 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box