AMD revela que relação de vendas entre AM4 e AM5 é de quase 50/50
A plataforma AM4 da AMD segue ocupando uma importante fatia nas vendas mundiais da companhia, mais de oito anos depois de seu lançamento. Segundo David McAfee, líder do canal de negócios para clientes na companhia, atualmente as vendas dos processadores AMD estão divididas na metade entre AM4 e AM5.
“Em uma escala global, a divisão entre AM4 e AM5 não está longe de 50/50”, declarou McAfee em entrevista para o TechPowerUp. “Mercados diferentes têm preferências diferentes. A América do Norte e Europa Ocidental pendem para builds AM5 mais avançadas.”
Fonte: AMD
A plataforma AM4 foi introduzida originalmente em setembro de 2016, o que significa que vai completar 9 anos em 2025. A geração mais recente, enquanto isso, se aproxima dos três anos. Enquanto mais tempo de mercado muitas vezes significa mais tempo para um produto se estabelecer, no caso de hardware a idade avançada pode trazer encerramento do suporte, diminuição da oferta de produtos e outros fatores que atrapalhariam a venda de AM4.
AMD
A AMD, no entanto, apostou na longevidade de seus chipsets como um diferencial em relação à sua rival, Intel. Assim, até mesmo em julho do ano passado apareciam novos processadores AM4.
Representante da AMD tenta explicar porque 3D V-Cache sai tão caro
Em sua entrevista, McAfee respondeu também a várias perguntas sobre os processadores com memória 3D V-Cache, que a AMD chama comercialmente de X3D. O pessoal do TechPowerUp perguntou diretamente ao executivo o motivo para o recurso sair tão caro.
Notícias relacionadas:
REVIEW | AMD Ryzen 7 5700X3D – o upgrade perfeito para alguém no AM4
AMD Ryzen 5 5500X3D AM4 com 3D V-Cache aparece em certificação
AM4 ou AM5? Compro um processador ou TROCO TUDO?!
“Quando fazemos um 7700X versus um 7800X3D, pode parecer simples visto por fora”, respondeu o representante da AMD. “Mas tem muita complexidade sob o capô. Você precisa fazer o CCD base, o wafer SRAM, e aplicar um processo especial para a montagem. É tecnologia ponta. Os custos podem diminuir com o tempo com as economias de escala, mas por enquanto, é tecnologia de ponta.”
Infelizmente, McAfee não oferece uma previsão para essa diminuição de custos que poderia resultar numa redução dos preços de processadores X3D.
Via: TechSpot