EconomyFeaturedNewsTop Stories

Dispositivo inovador que alivia sintomas do Parkinson é aprovado

A agência reguladora dos Estados Unidos, FDA (Food and Drug Administration), aprovou recentemente o Onapgo, um dispositivo subcutâneo inovador que promete fornecer alívio contínuo para os sintomas da doença de Parkinson, funcionando 24 horas por dia.

Desenvolvido pela Supernus Pharmaceuticals, o Onapgo administra apomorfina, um agonista da dopamina, de forma contínua, para reduzir episódios “off”, que são períodos em que a medicação habitual perde a eficácia e os sintomas motores se agravam.

Durante os testes clínicos, o Onapgo demonstrou reduzir esses episódios em uma média de 2,47 horas por dia, significativamente mais do que o tratamento com placebo, que apresentou apenas 0,58 horas de redução.

Leia mais:

Estudantes brasileiros criam luva que estabiliza tremores em pessoas com Parkinson

O café é aliado ou inimigo das pessoas com Parkinson?

Apagar ‘memórias ruins’ pode evitar um efeito colateral do tratamento do Parkinson

Dispositivo pode marcar um avanço importante no tratamento da doença de Parkinson – Imagem: Creative Cat Studio/Shutterstock

O dispositivo será lançado até o final de 2025 e é considerado um avanço importante no tratamento da doença de Parkinson, proporcionando um controle mais eficaz e previsível dos sintomas.

Dispositivo oferece solução não invasiva contra sintomas do Parkinson

O Onapgo elimina a necessidade de injeções frequentes e não depende da metabolização intestinal, dando aos pacientes maior controle sobre o tratamento.

A infusão contínua de apomorfina não exige conversão metabólica e atua diretamente nos receptores de dopamina no cérebro, o que proporciona um alívio mais consistente e eficaz dos sintomas motores.

A aprovação do dispositivo oferece uma alternativa não invasiva e não requer cirurgia.

A doença de Parkinson afeta mais de 10 milhões de pessoas no mundo, sendo 1 milhão nos Estados Unidos, e o Onapgo traz uma nova esperança para pacientes que não respondem bem ao tratamento tradicional com levodopa.

Além disso, o dispositivo foi bem tolerado nos testes clínicos, com poucos efeitos colaterais reportados, o que reforça sua viabilidade como uma opção terapêutica promissora.

Testes com poucos efeitos colaterais indicam boas chances para o dispositivo ser viável em pacientes – Imagem: sruilk/Shutterstock

O post Dispositivo inovador que alivia sintomas do Parkinson é aprovado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box