FeaturedGamesTrending

Apple se planeja para lançar dispositivos com chips M5 em 2025

A Apple já está trabalhando para trazer seus dispositivos com chips M5 em breve, sendo o lançamento destes estimado para ocorrer ainda no ano de 2025.

Ainda que o M4, M4 Pro e M4 Max cheguem aos Macs apenas no mês de novembro, é revelado que a fabricante não pretende perder tempo e já trazer os futuros chipsets logo.

De acordo com o Bloomberg, os modelos iPad Pro com M5 devem ser lançados pela Apple no segundo semestre de 2025 – com seu desenvolvimento iniciado ainda em 2023. Eles possuem os codinomes J607 e J637 e devem manter os padrões de displays tandem OLED com 11 e 13 polegadas.

Divulgação/Apple

Apesar da Apple e a TSMC já estarem trabalhando com o processo 2nm, é reforçado que há uma probabilidade maior de que a fabricante siga com o 3nm ‘N3P” para os chips M5. Esta é a terceira variante da tecnologia, sendo que o modelo M4 utiliza o ‘N3E” – a 2ª.

O analista da TF International Securities, Ming-Chi Kuo, reforça que a Apple não deve lançar nenhum chipset com tecnologia 2nm durante o ano de 2025 – devido aos altos custos dos wafers. De acordo com o especialista, o lançamento de chips com processos mais avançados deve ocorrer apenas em 2026 – com o anúncio do iPhone 18.

Veja também:

Apple será a principal cliente da TSMC para chips 2nm

TSMC cobrará mais de $30 mil por wafer de seu processo 2nm

Apple e TSMC já estão fabricando chips mais recentes nos EUA

Divulgação/TSMC

Melhor desempenho da Apple com M5

A Apple pode aproveitar o processo de 3nm “N3P” para trazer melhorias pontuais aos chips M5 – reforçando o que o M4 já traz de bom e aprimorando alguns aspectos para seus próximos dispositivos.

Uma delas pode ser o uso do SoIC – Small Outline Integrated Circuit Packaging, um tipo de empacotamento que a TSMC usa desde 2018 e permite a verticalização de chips em uma estrutura tridimensional. Isso pode trazer melhores resultados no gerenciamento térmico, reduzir a fuga de corrente e aprimorar o desempenho elétrico.

Divulgação/TSMC

Além disso, caso a Apple siga adiante em utilizar o SoIC da TSMC, isso também possibilita que seus chips M5 cheguem em 2025 com núcleos de desempenho adicionais.

No entanto, a fabricante segue sem anunciar oficialmente as especificações do chip e quais serão suas principais diferenças em relação ao M4.

Fonte: WCCFTECH

Facebook Comments Box