Sony pede a retirada do ar do demake de Bloodborne para o PSX
Pouco após pedir que o patch que permitia rodar Bloodborne a 60 FPS fosse retirado do ar, a Sony exigiu que a criadora do demake do jogo para o PSX também deixasse de distribuir seus conteúdos. No X, Lilith Walther, criadora do projeto, afirmou que o trailer de seu projeto foi retirado do YouTube a pedido da empresa MarkScan Enforcement.
Essa é a mesma companhia que a desenvolvedora japonesa recrutou para fazer com que o modder Lance McDonald tirasse do ar sua modificação não oficial do jogo. O que chama a atenção no caso é o fato de que todos os pedidos DMCA foram feitos anos após os conteúdos serem publicados sem nenhum problema aparente.
No passado, Walther já havia tido problemas com a Sony, que a impediu de lançar Bloodborne Kart com esse nome. No entanto, a comunicação feita pela empresa na época foi amigável, o que permitiu que o projeto fosse transformado e chegasse a plataformas como o Steam com o nome Nightmare Kart.
Remake de Bloodborne vem aí?
Enquanto até o momento a Sony não justificou suas ações recentes, elas já estão servindo como base para a criação de algumas teorias. O próprio McDonald compartilhou no X sua crença de que a empresa finalmente está se preparando para lançar o tão esperado remake de Bloodborne, pelo qual muitos fãs estão esperando há anos.
“Minha teoria é que a Sony derrubou o patch de 60 FPS e o vídeo sobre o demake de Bloodborne para que, quando eles anunciarem um remake de 60 FPS, a busca no Google por ‘Bloodborne 60 fps’ e ‘remake de Bloodborne’ não colidissem com nossos projetos de fãs”, escreveu o desenvolvedor, admitindo que estava buscando meios de entender a situação atual.
Oficialmente, a companhia japonesa, que trabalhou no título junto à FromSoftware, não fez qualquer pronunciamento sobre o futuro da propriedade intelectual. Para Shuhei Yoshida, que não faz mais parte da Sony, a única forma de um remake ou uma sequência ser feita é se Hidetaka Miyazaki encontrar tempo em sua agenda lotada para se envolver diretamente com o projeto.
Fonte: Eurogamer