MSI Afterburner ganha suporte ao NVIDIA Smooth Motion
O MSI Afterburner, um dos utilitários de overclocking e monitoramento de hardware mais populares, recebeu uma nova atualização. A versão 4.6.6 Beta 5 Build 16555 traz suporte expandido para placas de vídeo NVIDIA das séries RTX 40 e RTX 50, melhorias na interface e na compatibilidade com tecnologias de suavização de imagem.
Principais novidades da versão 4.6.6 Beta 5
Entre as melhorias mais significativas da nova versão, destacam-se:
Compatibilidade com Smooth Motion: suporte para RTSS overlay em jogos Direct3D11.
Ativação automática no Direct3D12: o Smooth Motion agora é ativado automaticamente quando o módulo NVIDIA (nvpresent64.dll) é detectado.
Suporte para NVIDIA RTX 50×0: controle de ventoinhas quádruplas em placas de referência.
Integração futura com MSI G-Assist: nova interface para compatibilidade futura.
Novo tema padrão para Windows 11: tema escuro ativado por padrão.
Suporte a skins especiais: nova skin MSI Special, criada por Drerex Design, com suporte ao controle de ventoinhas quádruplas.
Controle de voltagem: adicionado suporte para versões econômicas das GPUs NVIDIA RTX 40×0.
Atualização na base de dados de CPUs: simplificação para futuras atualizações no HAL de monitoramento do MSI Afterburner.
Atualização no HwInfo.dll plugin: agora, o plugin pode gerar novas versões automaticamente, conforme mudanças no registro.
Suporte experimental para CPUs: compatibilidade inicial com AMD Ryzen 9xxx e Intel Arrow Lake.
Atualização do RivaTuner Statistics Server: atualizado para versão 7.3.7 Beta 5.
Reprodução/MSI
Segurança e recomendações de download
Os desenvolvedores alertam sobre o risco de downloads não oficiais. Somente os sites Guru3D.com e MSI.com estão autorizados a distribuir o MSI Afterburner e o Rivatuner Statistics Server. Baixar o software de fontes externas pode resultar na instalação de versões modificadas, instáveis ou comprometidas com malwares.
Caso a sobreposição da RTSS não funcione após uma atualização, é recomendável desinstalar completamente o software e realizar uma instalação limpa
Notas importantes sobre a versão beta
Suporte experimental para novas famílias de CPUs: implementado de forma não oficial, sem garantias de funcionamento. Esse suporte foi adicionado sem testes diretos em hardware real, e solicitações de aprimoramento ou correções não serão aceitas.
VBlank counters: atualmente, os drivers NVIDIA não oferecem suporte para monitores dinâmicos de frequência variável (VRR) na série RTX 5000 dentro do RTSS OverlayEditor.
Carga anormal no barramento PCIe: usuários podem notar um alto uso do barramento PCIe em operações simples em 2D, como movimentação de janelas e rolagem. Isso pode ser um bug relacionado à aceleração 2D nos primeiros drivers da série RTX 5000.
Sensor de temperatura GPU HotSpot: o sensor não é suportado corretamente e reporta uma temperatura fixa de 255°C no RTSS OverlayEditor para GPUs da série RTX 5000.
Leia também:
AMD ou Intel? Overclocker Kingpin diz que não vai trabalhar com GPUs NVIDIA RTX 50
Memória GDDR5 da G.Skill vai a 12054 MT/s em overclock com air cooling
Usando uma Z890 Taichi OCF, overclocker passa de 10.000MT/s em DDR5 com resfriamento ambiente
Disponibilidade
O MSI Afterburner 4.6.6 Beta 5 está disponível para download gratuito e exclusivo no site Guru3D e na página oficial da MSI. A versão beta pode expirar com o tempo, portanto, é recomendável usar versões finais sempre que possível. Para mais detalhes, acesse os sites oficiais.
Fonte: Guru3D