FeaturedGamesTrending

Intel Panther Lake vai usar NPU de 5ª geração

A Intel vai usar uma nova geração de NPU em seus processadores Panther Lake, que deve chegar no meio do ano que vem. A informação vem da própria empresa, através dos documentos de patch recente para o Linux. A captura de tela abaixo foi compartilhada pelo site Phoronix, especializado no sistema operacional de código aberto:

Fonte: Phoronix

“Este patchset adiciona suporte inicial para a 5ª geração da NPU Intel que estará presente nas CPUs Panther Lake, que se aproximam”. É isso que diz o texto acima, em tradução livre.

Isso significa dizer que os Intel Core 300 – nome comercial provável para Panther Lake – vão usar uma NPU5. Essa informação é interessante especialmente por causa do salto de performance que a NPU4 dos Lunar Lake teve em relação à NPU3, presente na geração Meteor Lake.

Fonte: VideoCardz

Enquanto a terceira geração das NPUs Intel alcança 11,5 TOPS em performance estimada para IA, as NPU4 já saltaram para 48 TOPS. Isso não é apenas um desempenho multiplicado, mas também a garantia que qualquer notebook com Intel Core 200V pode ser um Copilot+ PC.

Se a NPU5 nos processadores Panther Lake tiver um salto parecido de performance, teremos uma melhoria perceptível na usabilidade de IA em processadores Intel.

Via: VideoCardz

Panther Lake traz 18A ao PC doméstico

Além de marcar a estreia de uma nova geração de NPU, os processadores Panther Lake trazem outro feito importantíssimo para a Intel: o uso do processo 18A de fabricação.

A dona dos Core tem apostado muitas fichas no avanço que sua nova tecnologia de produção de processadores vai trazer. Por isso, o processo 18A não será usado apenas em produtos próprios, mas também para fabricação de componentes para clientes e parceiros.

Notícias relacionadas:

Intel Panther Lake traz até 16 cores da CPU e 12 núcleos Xe3, segundo vazamento

Intel avança na fabricação de CPUs em 18A – Panther Lake já pode ligar sistemas

CPUs Intel Lunar Lake conta com a maior evolução em NPUs da empresa

Assim, a geração Panther Lake deve ser a primeira a trazer a tecnologia 18A ao PC doméstico. Se a tecnologia de fato trouxer tantas melhorias quanto a Intel promete, certamente será perceptível para seus usuários.

Facebook Comments Box