Testamos o DeepSeek: conheça os prós e contras da IA chinesa
O DeepSeek lançou sua versão DeepSeek R1 no fim janeiro e, desde então, teve um crescimento astronômico. A IA da empresa chinesa é gratuita e open source, e feita com um custo de produção bem menor que o ChatGPT.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que é DeepSeek? IA chinesa desafia big techs Quem criou o DeepSeek? Conheça a empresa por trás da IA chinesa
O Canaltech testou o DeepSeek e trouxe para você nossas impressões sobre a IA que promete esquentar a disputa tecnológica entre as big techs. A seguir, você confere:
DeepSeek funciona melhor em português ou em inglês? Pesquisa na web Anexos Funciona melhor no celular ou no computador? Instabilidade no servidor DeepThink vale a pena? Há motivo para não usar o DeepThink?
DeepSeek funciona melhor em português ou em inglês?
A IA chinesa foi programada com informações nos idiomas chinês e inglês, então, por enquanto, responde melhor a essas línguas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em nossos testes enviamos comandos em inglês e em português e as respostas não foram muito diferentes. Independente do idioma, ao enviar a mesma requisição, recebemos respostas distintas.
A velocidade para entrega da resposta foi semelhante, e o tempo em que o DeepThink “raciocinou” foi bem parecido entre os idiomas.
Por exemplo, pedimos ao DeepSeek, em português e em inglês, uma lista dos feriados no Brasil em 2025.
A resposta em português veio com uma lista das datas fixas (Natal, Ano Novo, Dia da Independência) das datas que variam de acordo com o ano e alguns feriados regionais, como o aniversário de São Paulo (SP). Durante essa rodada, a IA acertou quase todos os feriados e errou a data do Carnaval.
Já a resposta em inglês separou apenas entre feriados nacionais e regionais. Nesse caso, o chatbot mostrou o Carnaval como apenas um dia ao invés de dois e acertou a data.
Em ambas as respostas, a IA se esqueceu de citar a Páscoa.
As respostas em inglês e português não variam muito (Imagem: Captura de tela/Marcelo Salvatico/Canaltech)
Pesquisa na web
Como a base de dados da IA chinesa vai até outubro de 2023, o uso da ferramenta de pesquisa na web é recorrente.
O recurso entrega na maioria das vezes a resposta que você precisa, mas considere um aumento no tempo que isso levará.
Por exemplo, quando ativamos a pesquisa na web e pedimos a lista dos vencedores do Oscar de Melhor Filme, a resposta teria Oppenheimer na lista, o vencedor de 2024.
Mas, devido a grande quantidade de resultados encontrados pela IA ao fazer a busca, por vezes a resposta fica confusa ou vem com erros.
Anexos
O recurso de anexar imagens ou documentos ao seu comando é bem útil, mas limitado.
Imagens
O DeepSeek faz apenas a leitura do texto que está presente em uma imagem — ou seja, não interpreta.
A ferramenta é ótima para que você transcreva o texto de uma imagem, por exemplo, enviando a foto de anotações em uma lousa, em um caderno ou a captura de tela de um story do Instagram.
Mas tome cuidado pois nem sempre a transcrição virá perfeita, ainda mais quando o texto estiver escrito à mão ou com uma fonte não-tradicional.
Documentos
É aqui onde a ferramenta de anexos realmente brilha.
Com o recurso, você pode enviar livros, artigos científicos ou currículos, e a IA entregará ótimos resumos. As respostas ficam ainda melhores com o DeepThink ativado.
Também vale a pena utilizar essa ferramenta para retirar trechos específicos de um texto.
Funciona melhor no celular ou no computador?
Não percebemos uma grande diferença utilizando o DeepSeek no computador ou pelo celular.
Pelo aplicativo mobile, você terá a interface em português, mas ainda assim o raciocínio do DeepThink e outras mensagens continuam em inglês, assim como no computador.
Vale lembrar que não há limitação de recursos no celular ou no computador.
Instabilidade no servidor
O maior problema do DeepSeek são seus problemas no servidor.
Em todos os testes que fizemos, em diferentes dias e horários, nos deparamos com a mensagem “o servidor está ocupado, tente novamente mais tarde”.
O problema ocorre principalmente ao ativar a opção da pesquisa na web ou o DeepThink ou mesmo sem selecionar recurso algum.
Vale lembrar que o número de usuários do DeepSeek cresceu muito nas últimas semanas, e que a empresa relatou ataques ao seu software também.
A mensagem de “servidor ocupado” é muito comum no DeepSeek (Imagem: Captura de tela/Marcelo Salvatico/Canaltech)
DeepThink vale a pena?
A ferramenta, que é um dos grandes diferenciais do DeepSeek, se mostrou bem útil — especialmente pelo uso ilimitado e gratuito.
As respostas dadas pela IA com o DeepThink ativado são mais completas e apresentam informações confiáveis com maior frequência. Elas também entendem melhor seu comando e se adequam a ele.
Em um dos testes, sem ativar o DeepThink, pedimos a lista de campeões da Série A do Campeonato Brasileiro, junto com o artilheiro de cada edição e a lista com os maiores campeões. A resposta não veio com todos os artilheiros e ainda apresentou erros tanto na lista de campeões quanto de jogadores.
Ao pedir com o DeepThink, a lista veio melhor organizada (uma só lista já com campeão por edição e artilheiro) e sem erros.
Há motivo para não usar o DeepThink?
Apesar da ferramenta trazer melhores respostas, ela possui alguns pontos negativos: o tempo de “raciocínio” da IA e os problemas com o servidor.
Qualquer resposta demora em média 30 segundos a mais, com algumas chegando a mais de 2 minutos, a depender da complexidade do seu comando.
É bem comum também que, ao utilizar o recurso, apareça a mensagem dizendo que o servidor está ocupado.
Além disso, o “raciocínio” adotado pela IA quando o DeepThink está ativado é apresentado apenas em inglês, e não em português.
Leia mais:
Como usar a DeepSeek, IA chinesa rival do ChatGPT 5 pontos para entender o DeepSeek, a IA chinesa concorrente do ChatGPT IA Janus Pro, do DeepSeek, gera imagens e supera concorrentes; conheça
VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?
Leia a matéria no Canaltech.