Foco no PS5: jogos de PS4 serão dados apenas ocasionalmente na PS Plus
A Sony anunciou que o serviço PlayStation Plus passará por mudanças significativas a partir de janeiro de 2026. Os assinantes não terão mais jogos mensais regulares para PS4, já que a empresa está ajustando a oferta de títulos conforme o comportamento dos jogadores.
Segundo a publicação no PlayStation Blog, a decisão se baseia na observação de que “muitos jogadores estão atualmente no PS5 e preferem resgatar e jogar títulos dessa plataforma.” Dessa forma, o PS Plus passará a priorizar jogos para PS5, reduzindo também a inclusão de títulos de PS4 no catálogo do serviço.
Fim de uma era para o PlayStation 4
A mudança é um resultado natural do envelhecimento da plataforma. O PS5 foi lançado em novembro de 2020, e já está há quase cinco anos no mercado. Enquanto isso, o PS4, que estreou em 2013, ultrapassa uma década de existência, e seu ciclo de vida está cada vez mais próximo do fim.
Ainda assim, a Sony afirma que alguns jogos que funcionam tanto no PS4 quanto no PS5 ainda poderão aparecer no serviço, mas em quantidade significativamente reduzida.
A experiência do PlayStation Plus continuará evoluindo, otimizando os benefícios para os jogadores e adicionando novos títulos mensalmente ao catálogo do PS5
Divulgação/Sony
Expansão do PS5 e futuro do PlayStation
Essa transição acontece em um momento importante para a nova fase da PlayStation sob a liderança de Hideaki Nishino, recentemente nomeado CEO da divisão de jogos da Sony. Nishino, que já supervisionava áreas estratégicas do PlayStation, agora tem a missão de consolidar a posição do PS5 e preparar o terreno para o futuro da marca.
Além disso, a decisão da Sony ocorre em um período de muitas mudanças no mercado de jogos, incluindo a crescente presença de títulos antes exclusivos de outras plataformas no ecossistema PlayStation. Um dos exemplos mais recentes é o possível lançamento de Forza Horizon 5 no PS5, com suporte a crossplay, algo impensável há alguns anos.
Enquanto reduz gradualmente o suporte ao PS4 no PS Plus, a Sony também tem expandido sua estratégia para além do console. Recentemente, a empresa confirmou que a PSN será opcional para jogadores de PC, indicando uma postura mais flexível para a presença de seus jogos na plataforma.
A redução de suporte ao PS4 no PS Plus pode ser mais um indício de que a gigante nipônica está ajustando sua estratégia para um futuro cada vez mais voltado ao PS5 e além. Para quem ainda não fez o upgrade para o PS5 ou PS5 Pro, essa pode ser a deixa para finalmente migrar para a nova geração.
Fonte: PlayStation Blog