EconomyFeaturedNewsTop Stories

Conheça o avião autônomo que vai revolucionar a agricultura no Brasil

Pelican Spray: esse é o nome do avião autônomo e 100% elétrico que, em breve, mudará o rumo da agricultura no Brasil, graças a uma parceria firmada na última terça-feira (28) entre a Synerjet e a Pyka, startup com sede na Califórnia (EUA).

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Caça da Força Aérea cai durante treinamento no Alasca; assista Avião da American Airlines e helicóptero do exército colidem no ar

Pelo acordo firmado entre as empresas, o avião, que na verdade é um drone não-tripulado, conseguiu licença da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para atuar no Brasil da mesma forma que trabalha nos Estados Unidos, também sob licença da Administração Federal de Aviação local (FAA).

A chegada da Pelican Spray ao país tem como objetivo principal reduzir os custos operacionais para os agricultores, especialmente nas plantações de produtos de destaque em nosso mercado, como soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

José Eduardo Brandão, CEO da Synerjet, comemorou a parceria com a Pyka e a chance de oferecer aos clientes uma solução inovadora e avançada em pulverização agrícola.

Pelican Spray tem 4 motores elétricos e bateria de íon de lítio (Imagem: Divulgação/Pyka)

Como é o Pelican Spray?

O Pelican Spray é, de acordo com a fabricante, “uma aeronave elétrica autônoma projetada para operações agrícolas complexas”.

A Pyka assegura que a tecnologia embarcada no avião combina o que há de melhor em precisão de pulverização e redução de até 15% em produtos químicos para fornecer proteção de cultivo segura, limpa e econômica em escala”.

O Pelican Spray é, atualmente, o maior sistema aéreo não-tripulado (UAS, na sigla em inglês) autorizado para operações comerciais nos Estados Unidos. Ele oferece até 100 kW de potência em seus 4 motores elétricos e ostenta bateria de íon de lítio, com 18 kWh de capacidade.

A aeronave de 6 metros de comprimento e 11,5 m de envergadura tem capacidade para voar em velocidades de até 70 nós durante as pulverizações (130 km/h) e autonomia de voo entre 35 e 45 minutos por carga, já contando com a “reserva do tanque”.

Confira como é o avião autônomo que revolucionará a agricultura brasileira no vídeo abaixo:

 

Leia também:

Airlander 10: como a maior aeronave do mundo pode revolucionar a aviação Avião supersônico mais rápido do mundo voará a 5.000 km/h Jato XB-1 quebra barreira do som em live e faz história; veja o vídeo

VÍDEO: Carro com drone faz sucesso na CES 2025

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box