NVIDIA admite que estoques das GPUs RTX 5080 e 5090 podem não ser suficientes
Numa publicação num fórum, a NVIDIA admitiu que os estoques de RTX 5090 e 5080 podem não ser o suficiente. Diversas fontes já tinha alertado para a possibilidade, desde varejistas, distribuidores, parceiros de placas a pessoas familiarizadas com a indústria.
Porém, até o momento, a NVIDIA não havia se manifestado. Agora, ela se manifestou, ainda que de maneira tímida. A mensagem no fórum diz:
“Esperamos uma demanda significativa pela GeForce RTX 5090 e 5080 e acreditamos que podem ocorrer faltas de estoque. A NVIDIA e nossos parceiros estão enviando mais estoque para o varejo todos os dias para ajudar a colocar as GPUs nas mãos dos jogadores”.
Enquanto isso, compradores acampam em frente a lojas nos EUA aguardando lançamento da RTX 5090 e as notícias de estoque limitado das RTX 5080 e RTX 5090 teriam feito dobrar o preço das GPUs na China.
Notícias Relacionadas:
RTX 5070 Ti chega mesmo no dia 20 de fevereiro, com reviews publicadas no dia anterior
RTX 5060 Ti aparece com versões de 8GB e 16GB em registro da EEC
NVIDIA App 11.0.2.308 traz novas configurações de display
Embargo
Créditos: Divulgação.
A publicação foi feita um dia antes do levantamento do embargo da análise da RTX 5080. Pela mensagem, é possível afirmar que há um problema com o estoque da RTX 50, ainda que o problema seja demanda maior do que a disponibilidade.
Porém, aquilo que a empresa descreve como “demanda significativa” é resultado de uma oferta limitada na data de lançamento que escolheram. O embargo de vendas é controlado inteiramente pela NVIDIA, então não é como se alguém tivesse forçado a empresa a prosseguir com o lançamento em dois dias.
Envio aos estoques
Créditos: NVIDIA.
A boa notícia é que a empresa e seus parceiros estão enviando mais placas todos os dias. Porém, não está claro se isso se refere ao estoque de GPUs ou ao estoque completo de placas gráficas.
Se for o primeiro, não resolverá o problema, já que as GPUs ainda precisam ser montadas em placas gráficas, e muitas linhas de montagem estão operando em capacidade limitada devido ao Ano Novo Chinês.
Historicamente, a NVIDIA não comentou sobre o estoque de lançamento de versões GeForce, o que provavelmente significa que este lançamento é ainda mais limitado do que o usual.
A falta de concorrência, combinada com a alta demanda por GPUs de ponta, não apenas de jogadores, mas também de “pesquisadores de IA” e cambistas, pode ter excedido as expectativas da NVIDIA.
Isso significa que o anúncio das novas placas da série 50 foi melhor recebido do que se esperava e, como resultado, a demanda é maior do que foi antecipado pela empresa. Muitos jogadores devem estar ansiosos testar as novas tecnologias como o Multi Frame Generator e o Reflex 2.
A boa recepção pode ter influenciado a notícia de que o DLSS 4 poderá chegar às RTX 30.
Fonte: NVIDIA.