EconomyFeaturedNewsTop Stories

Ninja Gaiden 2 Black de PC Game Pass é PIOR que da Steam

Na última quinta-feira (23), vimos o Xbox Developer Direct acontecendo e, entre as surpresas do evento, tivemos Ninja Gaiden 2 Black, um remake na Unreal Engine 5 do clássico de 2008. Apesar de ser um jogo parceiro da Microsoft e estar no PC Game Pass, a versão que chegou ao serviço do Xbox é pior que a da Steam. Venha entender.

Imagem: reprodução

Ninja Gaiden 2 Black tem problemas no PC Game Pass (e ausência do DLSS)

Basicamente, se você baixou Ninja Gaiden 2 Black no seu app de Xbox no PC, você vai notar que há alguns problemas. Para começar, a comunidade tem relatado no Reddit que a compilação de sombreadores (shader compilation) é pior que a versão da Steam, causando stutterings extras.

Além disso, a edição do PC Game Pass não tem DLSS. E, por mais que pareça algo normal, não é. O motivo? A versão da Steam tem DLSS, mas o recurso da NVIDIA simplesmente está ausente do PC Game Pass.

Huge gripe: Game Pass versions of PC Games missing features. Ninja Gaiden 2 Black does not allow DLSS with the GP version and, frankly, the game has seriously demanding performance that would benefit from it and DLSS frame-gen. FSR3 frame-gen is basically broken for me in this game.

— John Linneman (@dark1x.bsky.social) January 24, 2025 at 11:25 AM

E, para completar a dose de defeitos técnicos, Ninja Gaiden 2 Black até tem o FSR 3, incluindo geração de frames, mas essa tecnologia está quebrada e não funciona como deveria. Ou, em outras palavras, não há geração de frames funcional na versão do app de Xbox (e a qualidade de imagem está bem inferior do que se espera do FSR 3, parecendo ser uma implementação do FSR 1).

Ninja Gaiden 2 Black é um remake feito na Unreal Engine 5 e traz diversas tecnologias pesadas, algo que o DLSS e o FSR conseguem mitigar com o upscaling de imagem e geração de frames, mas ambos os recursos não funcionam como deveriam – somente na versão da Steam.

E, por mais que pareça um caso atípico, essa não é a primeira vez que isso acontece e há muitos casos a longo de anos. Em 2024, por exemplo, Palworld teve atrasos grandes nas atualizações do jogo (incluindo a chegada do DLSS), Death Stranding ficou por anos desatualizado, Frostpunk 2 não tem DLSS 3 no PC Game Pass e até mesmo Indiana Jones, game mais recente e exclusivo, tem uma versão do DLSS pior que a da Steam que sofre stutterings quando a geração de frames está ativa.

Apesar de não haver um motivo nítido, alguns fãs especulam que o ecossistema do Game Pass dificulta a implementação do DLSS, com devs recorrendo a criar soluções para integrar a tecnologia da NVIDIA – além do sistema de homologação da Microsoft Store, que é bem mais lento que outras plataformas.

Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games

Nesse momento, Ninja Gaiden 2 Black é pior no PC Game Pass por diversos motivos e, por ora, não há informações (e muito menos previsão) se o game deve receber updates para corrigir o problema.

Fonte: Windows Central

Facebook Comments Box