Trending

Jogadores estão evitando comprar jogos no lançamento

Um relatório recente da Newzoo, compartilhado nesta semana pela Pushtotalk, revela uma mudança significativa no comportamento dos jogadores. Isso porque eles estão cada vez mais evitando comprar jogos no lançamento, mostrando um comportamento diferente do que era visto anteriormente.

O estudo revela que os jogadores dedicaram 61% do tempo a videogames em 2023 a títulos lançados há mais de seis anos. Assim, a pesquisa aponta que isso reflete uma tendência crescente nos últimos anos e que podem preocupar os estúdios no decorrer dos próximos anos.

A pesquisa indica que, ao longo de 2023, cinco jogos lançados há vários anos acumularam mais horas de jogo do que todos os títulos lançados em 2022 e 2023. Entre esses, estão jogos como Diablo 4, Hogwarts Legacy, Baldur’s Gate 3, Elden Ring e Starfield, que juntos somaram apenas 3,5% do tempo total investido pelos jogadores em 2023.

Foto: Reprodução/Newzoo

Apesar de um ligeiro aumento no tempo dedicado a novos lançamentos (que aumentou de 19% em 2022 para 23% em 2023), a preferência por jogos mais antigos continua predominante. Grande parte desse percentual corresponde a jogos de franquias estabelecidas, que lançam títulos anualmente.

Leia mais

Diablo IV: o que você precisa saber antes do lançamento da expansão Vessel of Hatred

Football Manager 25 recebe data de lançamento

Unrailed 2: Back on Track ganha data de lançamento

Jogadores investiram tempo em jogos antigos

O relatório da Newzoo destaca que os jogadores dedicaram 92% do tempo total a jogos antigos ou a lançamentos anuais de séries já conhecidas. Enquanto isso, gastaram apenas 8% do tempo em novos jogos que não fazem parte de franquias estabelecidas.

Foto: Reprodução/Newzoo

Diversos fatores podem explicar o crescimento dessa tendência, como o aumento no número de títulos gratuitos e a longevidade de jogos lançados há anos, que ainda mantêm uma base ativa de jogadores. Além disso, o ritmo acelerado de novos lançamentos acaba saturando o mercado e influenciando a decisão de compra.

Recentemente, uma das principais vítimas disso foi Star Wars Outlaws. A Ubisoft lançou o jogo de maneira distante do que a companhia esperava. Dessa forma, como resultado imediato, a empresa viu apenas 1 milhão de cópias serem vendidas no primeiro mês do jogo.

Fonte: Pushtotalk

Facebook Comments Box