Apple perde liderança do mercado de celulares na China; saiba motivos
A Apple perdeu o primeiro lugar entre as marcas que mais vendem celulares na China, o maior mercado consumidor do mundo. As informações foram publicadas pela agência Counterpoint Research, e são referentes ao último trimestre de 2024.
TV transparente, gadgets de ouro e mais: 5 produtos tech mais caros de 2025 5 coisas que perdemos nos celulares atuais, mas que eram úteis
Segundo os dados levantados, a empresa viu sua participação de mercado cair para 17,1%, contra os 20,2% vistos no mesmo período do ano anterior. Além de ter caído da liderança, a Apple também perdeu o segundo lugar.
💬 Entre no canal do Canaltech no WhatsApp para ficar por dentro de todas as notícias
O declínio está muito associado ao crescimento das empresas chinesas Huawei e Xiaomi, que ocupam as duas primeiras colocações.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É a primeira vez que a Huawei alcança a liderança do mercado de smartphones desde o início das sanções impostas pelos Estados Unidos a partir de 2019.
Para isso, as vendas da marca cresceram 15,5% ano a ano. Segundo Mengmeng Zhang, analista sênior da Counterpoint, a subida da empresa local está associada ao lançamento dos celulares intermediários na linha Nova 13, além dos topos de linha Mate 70.
Apple caiu da liderança para o terceiro lugar no mercado de smartphones (Imagem: Counterpoint Research)
Os celulares representam uma consolidação na estratégia recente da Huawei, que passou a adotar processadores Kirin próprios, em vez de depender das plataformas Snapdragon com limitações. Embora os chips proprietários não tenham os mesmos níveis de performance dos tops de linha, eles têm tido uma boa aceitação na China.
Por parte da Xiaomi, foi analisado que a linha Xiaomi 15 de smartphones avançados ajudou a aumentar as vendas no período. Além disso, o progresso no segmento de veículos elétricos deu mais exposição à marca e direcionou consumidores.
De acordo com a Counterpoint, o mercado de celulares na China teve um crescimento tímido de 1,5% durante o ano de 2024. Contudo, o último trimestre foi capaz de reduzir este resultado, já que foi registrado um declínio de 3,2% no período.
O crescimento de um dígito deve ser visto também durante o ano de 2025. Um fator considerado essencial é o programa de subsídios para compra de smartphones anunciado pelo governo chinês, que tem o objetivo de estimular o mercado interno e se inicia neste mês.
Leia mais
Xiaomi top de linha tem data de anúncio confirmada; saiba quando Galaxy S25: chegou o último dia para resgatar os R$ 200 de desconto; saiba como Galaxy S26 Ultra pode ter câmera zoom de 200 MP
Leia a matéria no Canaltech.