Snpadragon 8 Elite ganha versão com 7 núcleos; conheça mais sobre o chip
De forma discreta, a Qualcomm revelou um novo chip avançado para a linha Snapdragon 8 Elite. A opção se diferencia por ter um núcleo a menos de CPU, como uma espécie de versão “lite” da plataforma.
O que é CPU? Melhores processadores: Guia completo de CPUs para todos os orçamentos
Com arquitetura 5+2, o chip “perde” um núcleo de alta performance, restando cinco com frequências de 3,53 GHz. Contudo, ele mantém os dois de máximo desempenho, com clocks de até 4,32 GHz.
📰 Entre no grupo do Canaltech para ter as informações mais recentes na palma da mão
Isso significa que ele deve ser uma opção mais acessível para as marcas colocarem em seus celulares, mas ainda com muito poder de processamento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por isso, ele deve ser implementado em aparelhos que se aproximam dos topos de linha. Também é especulado que ele apareça em dispositivos de espessura fina e necessidades mais exigentes de resfriamento, como os futuros Galaxy Z Fold 7 e S25 Slim.
Novo Snapdragon 8 Elite tem um núcleo a menos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Testes encontrados na plataforma Geekbench mostram que o novo chip é 13% mais lento que o 8 Elite mostrado no ano passado. Na prática, a diferença deverá ser sentida apenas nas tarefas mais exigentes.
No entanto, o novo chip não deve ser confundido com as plataformas “S” da Qualcomm, que representam o verdadeiro passo atrás em relação aos topos de linha. O Snapdragon 8s Elite também está em desenvolvimento, com oito núcleos em arquitetura 2+2+3+1, e frequências de até 3,21 GHz.
Portanto, isso significa que o 8s Elite deve trazer performance semelhante ao 8 Gen 3, chip equipado nos principais celulares lançados entre 2023 e 2024. Para 2025 em diante, a nova plataforma será mais adequada aos intermediários premium.
Algo considerado crucial no novo 8 Elite é a permanência das características da unidade de processamento neural (NPU), essenciais para a implementação de recursos de inteligência artificial (IA).
Desta forma, o chip viabiliza funções como a geração automática de texto com processamento nativo no celular, mesmo em celulares fora do segmento flagship. Recursos como a edição avançada de fotos e vídeos também podem ser esperados com o novo 8 Elite.
Leia mais
Galaxy S26 Ultra pode ter câmera zoom de 200 MP Galaxy A36 passa por homologação e chega em breve; saiba o que esperar iPhone 17 terá tecnologia que leva performance ao extremo sem esquentar
Leia a matéria no Canaltech.