Agência dos EUA exige investigação da explosão de foguete Starship, da SpaceX
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) exige uma investigação do que levou o Starship, foguete da SpaceX, a explodir em seu sétimo teste de voo. O relatório da análise, bem como a implementação de ações corretivas, são necessários para que o poderoso foguete possa ser lançado outra vez.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Starship: vídeos mostram explosão do foguete da SpaceX sobre o Atlântico Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
O lançamento aconteceu na quinta (16) nas instalações da empresa em Starbase, no sul do Texas. Os estágios se separaram e o booster Super Heavy retornou para pousar, sendo “agarrado” pelos braços da torre de lançamentos; enquanto isso, o Starship seguiu ao espaço para tentar liberar réplicas de satélites Starlink, os satélites de internet da SpaceX.
Não foi possível cumprir este objetivo: cerca de 8,5 minutos após o lançamento, o foguete explodiu e causou uma verdadeira chuva de detritos sobre o Atlântico. Na sexta (17), a FAA declarou que exigia uma investigação para identificar a causa do incidente e implementar ações corretivas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Starship Flight 7 breaking up and re-entering over Turks and Caicos pic.twitter.com/iuQ0YAy17O
— Alex Davenport (@adavenport354) January 16, 2025
A SpaceX vai liderar a investigação, mas a agência deve aprovar o relatório final para liberar novos lançamentos. “O retorno aos voos dependem da FAA determinar que qualquer sistema, processo ou procedimento relacionado ao incidente não afete a segurança pública”, escreveram em um comunicado.
A explosão proporcionou várias luzes coloridas no céu, mas pode ter afetado construções em solo. “A FAA está trabalhando com a SpaceX e com as autoridades competentes para confirmar relatos de danos em propriedades públicas de Turks e Caicos”, escreveram.
Talvez não demore tanto até as análises serem concluídas. Em uma publicação no X/Twitter, Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, declarou que a explosão pode ter sido causada por um vazamento de propelente, que teria causado um incêndio no Starship.
Leia também:
Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
Astronauta da NASA tira foto de lançamento da SpaceX no espaço
Vídeo: O que é Starlink?
Leia a matéria no Canaltech.