EconomyFeaturedNewsTop Stories

Quantas combinações de letras e números existem na placa Mercosul?

Adotada em 2020 no Brasil, a placa padrão Mercosul ainda gera uma série de dúvidas na cabeça dos proprietários de veículos. O CT Auto já respondeu, por exemplo, quanto custa para trocar a placa cinza pela nova identificação e qual o prazo para efetuar a substituição.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Placa Mercosul | Como fazer a conversão do modelo antigo? Placa Mercosul: Uruguai usa gambiarra para incluir cidade

Agora, chegou a hora de responder também a uma questão que muita gente tem levantado. Afinal de contas, quantas combinações de letras e números existem na placa Mercosul? Você tem alguma ideia do número?

Antes de responder, vale uma lembrança importante: as placas anteriores contavam com 3 números (N) e 4 letras (L), dispostas no padrão “LLLNNNN”. As placas padrão Mercosul, por sua vez, contam com 4 letras e 3 números, e apresentam-se na forma “LLLNLNN”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A alteração permitiu que o número de combinações possíveis passasse de pouco mais de 175 milhões para algo bem mais expressivo. Essa mudança foi importante, principalmente em um mercado como o brasileiro, que colocou 2,5 milhões de novos veículos nas ruas em 2024, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Como não é permitido repetir combinações nas placas, quanto maior o número disponível, melhor.

🚘 Conforme a legislação federal de trânsito, o novo modelo de Placas, que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul, começou a ser exigido a partir de 31 de janeiro de 2020 nos seguintes casos:

✔️ Registro de veículo 0 km.
✔️Mudança de categoria do veículo.
(…) pic.twitter.com/CixOeqnV3T

— Detran-SP (@DetranSPOficial) December 15, 2020

Placas Mercosul: quantas combinações existem?

A matemática para saber quantas combinações de placas existem na identificação padrão Mercosul não é das mais simples, mas dá para entender, pois não passa de pura análise combinatória.

Para cada uma das quatro letras da placa há 26 opções disponíveis (A a Z), enquanto para cada um dos três números10 algarismos (0 a 9). Assim, para chegar ao número total de combinações possíveis basta multiplicar 26 x 26 x 26 x 26 (letras) x 10 x 10 x 10 (números). O total de placas, portanto, é de 456.976.000.

Esse número é 160%, ou 2,6 vezes maior que a combinação possível com as placas cinza. Antes da adoção do padrão Mercosul, a conta feita era diferente, já que havia, como informamos, quatro números e três letras: 26 x 26 x 26 x 10 x 10 x 10 x 10, totalizando 175.760.000 possibilidades.

Placa Mercosul (abaixo) trocou um número por uma letra, mas “perdeu” a cidade (Imagem: Reprodução/Detran-AM)

E aí: quanto tempo será que demora para todas as combinações serem preenchidas até um novo padrão de placa surgir no Brasil? Comente o que pensa sobre o assunto em nossas redes sociais.

Leia também:

Placa Mercosul | O que significam as cores vermelha, azul e verde? Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro? Placa Mercosul | Descobrir cidade de origem do carro pode voltar a ficar fácil

VÍDEO: Como consultar a placa de um veículo?

@canaltech #Consultar um #veículo pela #placa é um cuidado obrigatório para quem busca um #carro novo, e o #Canaltech te #ensina ♬ original sound – Canaltech

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box