EconomyFeaturedNewsTop Stories

“EUA não precisa de CBDC”, diz novo secretário do Tesouro de Donald Trump

O bilionário Scott Bessent foi indicado pelo presidente eleito Donald Trump para ser o novo Secretário do Tesouro dos Estados Unidos. No entanto, Bessent precisou passar por uma sabatina no Senado para confirmar sua indicação, o que aconteceu na última quinta-feira (16).

Durante a audiência, os senadores não gastaram muito tempo em questões de criptomoedas. Mas Bessent, que é um forte apoiador dessa tecnologia, teve a chance de registrar forte oposição a uma moeda digital do banco central (CBDC). De acordo com o futuro secretário, os EUA não precisam de um “dólar digitial”.

Ao invés de dar mais poder ao governo, Bessent disse aos senadores que ele favorece uma visão moderna sobre criptomoedas. Sua posição coincide com a de Trump e membros de sua família, que têm se encontrado com grandes nomes ligados ao Bitcoin (BTC).

Aviso ao Fed

Bessent, que fez carreira como gerente de fundos de hedge, disse ao Comitê de Finanças do Senado que o Federal Reserve (Fed) não deve emitir um dólar digital. A ideia chegou a circular no começo do mandato do presidente Joe Biden, mas sofreu forte oposição no Congresso.

O dólar digital é uma ideia controversa que não recebeu apoio de praticamente ninguém. Em 2024, a Câmara dos Representantes aprovou um projeto de lei que proíbe o Fed de criar uma versão digital do dólar. Bessent compartilhou dessa mesma visão ao falar sobre o tema na audiência do Senado.

“Não vejo razão para os EUA terem uma moeda digital do banco central. Na minha opinião, uma moeda digital do banco central é para países que não têm outras alternativas de investimento”, explicou o futuro secretário do Tesouro.

Dezenas de países ao redor do mundo, especialmente a China, lançaram ou testaram CBDCs. Mas Bessent geralmente os perseguiu “por necessidade”, e que os EUA não têm necessidade. Em outros países, como a Nigéria, a CBDC foi alvo de repúdio completo da população, que passou a fugir dela recorrendo ao BTC.

Sem CBDC, com “moedas digitais” 

Em outro ponto da audiência, os senadores questionaram Bessent sobre o braço de crimes financeiros no contexto do financiamento do terrorismo. A pergunta serviu como uma tentativa de associar as criptomoedas ao cometimento de crimes como lavagem de dinheiro.

“Acredito que precisamos ter uma abordagem de 2025 para… moedas digitais”, respondem Bessent.

O sentimento foi imediatamente adotado pela Ceder Innovation Foundation, organização que faz lobby em apoio ao setor de criptomoedas. Após a audiência, a fundação publicou uma mensagem no X com um trecho da fala de Bessent e manifestou apoio às suas declarações.

“Muitos políticos têm trabalhado com uma perspectiva do século XX que não só prejudica os inovadores digitais, mas também a segurança global”, disse a organização.

Fonte: X.

Bessent, que fez fortuna em fundos de hedge, investiu centenas de milhares de dólares em um ETF de Bitcoin após aceitar a nomeação de Trump. Com a medida, o bilionário quis demonstrar que “tinha a pele em jogo” para apoiar sua retórica pró-cripto, já que possui investimentos no setor.

O post “EUA não precisa de CBDC”, diz novo secretário do Tesouro de Donald Trump apareceu primeiro em CriptoFacil.

Facebook Comments Box