As previsões da Pantera Capital para o Bitcoin e criptomoedas em 2025
Paul Veradittakit, sócio da Pantera Capital, publicou um texto com oito previsões sobre o setor de criptomoedas para o ano de 2025. Dentre os destaques está o crescimento dos Ativos do Mundo Real (RWA), a chegada de fintechs e o retorno dos NFTs.
Fundada em 2003, a Pantera foi uma das primeiras empresas a criar um fundo de Bitcoin. Uma carta enviada aos seus clientes, no ano de 2013, é uma das mais famosas do setor, com seu CEO, Dan Morehead, comparando o Bitcoin ao ouro quando a criptomoeda custava apenas US$ 100.
Pantera Capital revela 8 previsões para 2025
O primeiro tema abordado por Paul Veradittakit é o crescimento de Ativos do Mundo Real, também chamados pela sigla inglesa RWA. Segundo o texto, o executivo espera que esse setor dobre de tamanho em 2025.
“Existem trilhões de dólares em títulos do Tesouro e commodities fora da blockchain. Há apenas 2,67 bilhões de dólares em títulos na blockchain, e a capacidade deles de gerar rendimento faz com que eles sejam uma alternativa mais atraente às stablecoins.”
Na sequência, Veradittakit afirma que 1% de todos os bitcoins podem entrar no “Bitcoin-Fi”, ou seja, protocolos de finanças nativos na rede Bitcoin. Isso inclui, por exemplo, Runes, Ordinals e tokens BRC-20.
Outro destaque é a participação de fintechs no setor de criptomoedas, incluindo nomes como WhatsApp, Telegram, Venmo e PayPal, ainda que indiretamente pelo uso de soluções de terceiros.
“Quer seja intencionalmente ou por sua capacidade de suportar aplicativos de terceiros, todas as fintechs se tornarão um portal para as criptomoedas. As fintechs crescerão em prevalência e, talvez, possam rivalizar com corretoras centralizadas menores em termos de ativos em criptomoedas.”
A quarta menção é sobre o crescimento da Unichain, uma solução de segunda camada lançada pela Uniswap em outubro do ano passado. Segundo o executivo da Pantera, a Unichain pode se tornar a maior L2 do mundo caso consiga ter metade do volume da Uniswap.
O retorno dos NFTs e o surgimento de novas tecnologias
Uma das previsões que mais chama atenção é o retorno dos NFTs. Para Paul Veradittakit, “os NFTs foram concebidos como uma ferramenta no universo cripto, não como um fim em si mesmos”.
Dado isso, o executivo nota que essa tecnologia pode ser usada em sistemas de verificação de clientes, desbloquear uma camada financeira sobre emojis e outros casos.
“Os NFTs podem ser integrados a transações de identidade, transferências, propriedade, associações, e também podem ser usados para representar e valorizar ativos, levando a um crescimento monetário, possivelmente especulativo”, comentou Veradittakit.
“Essa flexibilidade é o que dá poder aos NFTs.”
Em relação aos protocolos de restaking, o executivo da Pantera Capital menciona que projetos como EigenLayer, Symbiotic e Karak lançarão suas mainnets em 2025, podendo surpreender o mercado.
Por fim, o texto cita a chegada do zkTLS (Zero-Knowledge Transport Layer Security), uma tecnologia que pode ajudar a verificar dados da web2.
“Por exemplo, o zkTLS pode ser usado para provar que dados vieram de um determinado site para outros”, comentou o executivo.
O último item é o suporte regulatório nos EUA. Além de escolherem Donald Trump como presidente, americanos também elegeram 278 candidatos pró-cripto nas últimas eleições e alguns críticos da indústria, como Gary Gensler, presidente da SEC, já abandonaram seus cargos.
Fonte: As previsões da Pantera Capital para o Bitcoin e criptomoedas em 2025
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.