Cães conseguem “absorver” o estresse dos tutores
A situação emocional de uma pessoa pode impactar o seu pet muito mais do que imaginávamos. Ao analisar batimentos cardíacos, pesquisadores descobriram que os cães conseguem “absorver” o estresse dos tutores.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp As 10 raças de cachorro mais bravas Como a ciência quer prolongar a vida dos cães em muitos anos
Esse estudo da Queen’s University Belfast se concentrou em alterações na frequência cardíaca para mensurar, especificamente, o estresse que o cachorro passa quando precisa ir ao veterinário.
Participaram do estudo 28 duplas (pessoas e seus cães). Todos usaram monitores de frequência cardíaca durante o experimento para medir os níveis de estresse.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em seguida, as pessoas passaram por alguma intervenção estressante (como um teste de matemática) ou de alívio (como uma meditação guiada), para que os pesquisadores pudessem monitorar o efeito que isso teve nelas e também nos cães.
A descoberta: mudanças na frequência cardíaca do humano podiam prever as mudanças na frequência cardíaca do seu cão. Ou seja — se a frequência cardíaca do dono aumentasse ou diminuísse durante o experimento, a frequência cardíaca do seu cão também provavelmente aumentaria ou diminuiria junto.
Cães reconhecem estresse
Então os cães podem reconhecer o estresse de seus tutores, e isso pode influenciar seus próprios níveis de estresse, por meio do processo de “contágio emocional”.
Cães são contagiados pelo estresse de seus tutores (Imagem: Jordan Davis/Unsplash)
Segundo os pesquisadores envolvidos, essas informações sugerem que os cães olham para seus donos para informar sua resposta a novos ambientes. Podemos ver as descobertas no periódico The Veterinary Journal.
Cães reagem melhor ao carinho
E não é a primeira vez que vemos a sensibilidade dos cães ao emocional dos tutores. Estudos anteriores mostraram que cachorros entendem melhor se você falar carinhosamente com eles. Isso porque eles precisam tanto do conteúdo quanto da entonação para compreender uma fala com sucesso.
Além dessa sensibilidade às emoções, os cães também podem representar grandes aliados contra depressão e ansiedade, já que diminuem os sintomas de solidão.
Leia também:
Cachorros sabem nomes de objetos e criam expectativas Cães são os melhores amigos do homem há 12.000 anos, aponta estudo
VÍDEO | REDES SOCIAIS PARA PETS
Leia a matéria no Canaltech.