Robô-aspirador tem braço para guardar suas meias sujas antes de limpar a casa
Ainda não existe um robô capaz de lavar, passar e limpar a casa completamente, mas a Roborock mostrou o Saros Z70 na CES 2025, em Las Vegas. Ele não faz tudo isso, mas tem braço articulado e visão com inteligência artificial (IA) para coletar suas meias sujas jogadas no chão antes de aspirar e passar pano.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Confira os modelos customizados de placas GeForce RTX 50 anunciadas na CES 2025 3 pontos positivos e 3 negativos do novo Legion Go em relação ao original 6 melhores anúncios da Razer na CES 2025
A marca chama esse braço de OmniGrip, e ele consegue identificar e recolher objetos leves, como meias, toalhas pequenas e brinquedos. Em seguida, o robô leva esses itens para o lugar que você quiser. Feito isso, o S70 volta a trabalhar na limpeza do ponto onde parou.
“O OmniGrip é o primeiro braço robótico produzido em massa no mundo. Ele pode reconhecer objetos leves e guardá-los em lugares específicos da casa. As meias podem ir para o cesto de roupas sujas e os panos podem ser levados para a lavanderia”, explicou Natalie Terashima, representante da Roborock, durante a CES 2025.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Pelo aplicativo Roborock, o usuário pode configurar onde cada tipo de objeto deve ser guardado (Imagem: Léo Müller/Canaltech).
O OmniGrip é composto por cinco eixos de movimentação que garantem precisão e delicadeza para o S70. Ele também consegue levantar e guardar itens de até 300 gramas. Pelo aplicativo Roborock, o usuário pode configurar onde cada tipo de objeto deve ser colocado.
Fora o braço robótico, o Saros Z70 traz uma série de outras inovações que a marca também aplica em outros aspiradores. O sistema StarSight 2.0 combina sensores 3D posicionados na parte de cima com inteligência artificial para mapear ambientes e detectar obstáculos. Ele também tem um sistema que evita colisões laterais com cabos soltos e móveis irregulares.
“Se o robô encontrar um objeto que é muito pesado para o braço OmniGrip, ele simplesmente deixa aquilo no lugar e continua o trajeto de limpeza ao redor. É um sistema muito inteligente, que retorna ao mesmo ponto após guardar objetos mais leves”, destacou Terashima.
Especificações Técnicas
Braço robótico OmniGrip: 5 eixos de movimento e capacidade para objetos de até 300 g; Potência de sucção: 22.000 Pa, com sistema anti-embaraçamento para cabelos; Tecnologia de navegação: StarSight 2.0, com sensores 3D e câmeras RGB para mapeamento; Sistema de limpeza: mop giratório duplo que eleva até 2,2 cm para evitar arraste de sujeiras; Altura: apenas 7,98 cm, permitindo entrar embaixo da cama, sofá e outros móveis baixos; VertiBeam: detecção lateral para evitar colisões com cabos e móveis irregulares; Base Multifuncional 4.0: lavagem com água quente a 80 °C, carregamento rápido em 2,5 horas e remoção automática de mops.
A Roborock não deu uma data exata para o lançamento do S70, mas contou ao Canaltech que deve colocar o aspirador com braço robótico nas lojas de países selecionados ainda no primeiro semestre de 2025. Contudo, ainda não há um preço definido.
Roborock S70 identifica vários tipos de itens jogados pelo chão e arruma a bagunça antes de começar a limpeza (Léo Müller/Canaltech) Braço do Roborock S70 levanta até 300 g (Léo Müller/Canaltech) Se o item for pesado demais, o robô ignora e segue com a limpeza (Léo Müller/Canaltech) Usuário pode programar locais onde o robô deixa cada tipo de item que ele encontra pela chão (Léo Müller/Canaltech) Braço OminiGrip tem cinco articulações (Léo Müller/Canaltech) Após arrumar a bagunça, o robô volta para a limpeza do ponto onde parou (Léo Müller/Canaltech) Braço articulado do Roborock S70 fica guardado dentro do corpo do aspirador quando não está em uso (Léo Müller/Canaltech) Sensores do Roborock S70 ajudar ele a desviar de cabos e também a coletar meias sujas pela casa (Léo Müller/Canaltech)
Leia mais
Prêmio de Inovação na CES 2025 reconhece soluções para saúde e acessibilidade Carro voador da Xpeng Aeroht é a grande sensação da CES 2025 TV de bolso: novo projetor dobrável espelha tela do celular e Switch sem fios Anel inteligente de ouro custa mais que um celular dobrável; conheça AiMe: o robô da TCL que não faz faxina, mas é sua Alexa com rodas
Leia a matéria no Canaltech.