Analista prevê PS5 liderando em 2025 nos EUA, mesmo com Switch 2
O ano de 2025 parece ser bem interessante para o mercado de games e trazer um período aquecido. De acordo com o analista Mat Piscatella, o PS5 deve liderar a venda de consoles nesse ano, mesmo com o Switch 2 chegando às prateleiras (que deve vender bem, mas ver problemas de estoque). Veja as previsões abaixo.
PS5 deve liderar, mas Switch 2 vem na sequência
Caso você não conheça Mat Piscatella, trata-se do analista de mercado da Circana, empresa de análise de dados americana, que costuma dar previsões boas sobre o mercado de jogos. Com a virada do ano, Piscatella acredita em um crescimento de vendas, especialmente com a chegada do Switch 2 e GTA 6.
Antes de mais nada, vale reforçar que o analista revelou projeção de dados apenas para o mercado americano, não mundial. Segundo Piscatella, apesar de o Switch 2 ser a grande novidade da vez, o PS5 deve ser o console líder de mercado em 2025.
Seeing as how an announcement appears to be coming soon (but who knows) – I have Nintendo’s next hardware device selling 4.3 million units in the US in 2025 (assuming 1H launch), accounting for approximately 1/3rd of all video game console hardware units sold in the year (excluding PC Portables).
— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) 8 de janeiro de 2025 às 13:09
Nas palavras do analista, o Switch 2 deve vender cerca de 4,3 milhões de unidades em 2025 (contanto que seja lançado ainda no primeiro semestre) e ser o responsável por um terço das vendas de todos os consoles – sem levar em conta PCs portáteis, como Steam Deck e ROG Ally, por exemplo.
Então por que o PS5 deve ser o campeão de vendas? Nas palavras do analista, o Switch 2 pode enfrentar problemas de distribuição e falta de estoques, algo que vimos com o PS5 e o Xbox Series em 2020 (apesar de terem o contexto da escassez de componentes eletrônicos) e o Switch original em 2017.
Piscatella acredita que os números vão variar de acordo com as “capacidades de produção”, então a expectativa de 4,3 milhões de unidades do novo portátil da Nintendo é um número volátil que pode aumentar o diminuir em margens percentuais levando em conta data de lançamento e estoques.
Mat Piscatella termina sua thread no Bluesky dizendo que trará mais detalhes sobre a previsão de vendas de hardware quando publicar seu relatório no próximo dia 23 de janeiro.
Fonte: Mat Piscatella/Circana