EconomyFeaturedNewsTop Stories

Como IA pode permitir que Siri e Alexa sejam realmente úteis

Em 2016, quando Sundar Pichai, CEO do Google, anunciou o Google Assistente, ele destacou a ambição de tornar o assistente de voz uma ferramenta útil para realizar tarefas cotidianas. No entanto, a promessa não foi completamente cumprida, com assistentes de voz frequentemente se limitando a tarefas simples.

Agora, uma matéria da Forbes mostra como, graças ao avanço da inteligência artificial (IA) generativa, os assistentes podem finalmente se tornar realmente funcionais, atuando como “agentes” de IA que realizam ações em nome dos usuários, como fazer reservas ou compras online.

Essa mudança é um marco na indústria, com mais de 470 plataformas de agentes de IA sendo desenvolvidas. Grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Apple, estão bem posicionadas para esse avanço.

Alexa com IA seria capaz de concluir sozinha uma compra online para o usuário (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

O Google, por exemplo, usa seu modelo Gemini para aprimorar a pesquisa por voz, enquanto a Amazon investiu US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 42,4 bilhões) na Anthropic, que desenvolve o chatbot Claude.

Leia mais:

Amazon Alexa: 13 dispositivos que você pode controlar por voz

Amazon lança IA para incrementar páginas dos produtos no Brasil

O que é IA híbrida? Tecnologia é aposta para mais resultados

Ceticismo com os agentes de IA ainda existe

Apesar do otimismo, alguns especialistas, como Kanjun Qiu, cofundadora da Imbue, acreditam que as melhorias não serão tão profundas, sem mudança radical na funcionalidade dos assistentes;

Ela sugere que, em vez disso, os avanços em IA de voz poderiam levar a melhorias em outras áreas;

Entre elas, uma integração de voz em aplicativos, o que poderia facilitar a execução de ações, como devolver produtos em sites de e-commerce.

Expandindo para outros produtos, inovações em IA de voz podem impulsionar o uso de novos dispositivos de hardware, como óculos inteligentes controlados por voz, que permitem acessar informações de forma mais natural e eficiente.

Esses desenvolvimentos podem transformar a voz na principal interface de interação com a tecnologia, oferecendo experiência mais acessível e eficiente para os usuários.

Avanço da IA generativa pode tornar o comando de voz a maneira mais comum de usar dispositivos (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

O post Como IA pode permitir que Siri e Alexa sejam realmente úteis apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box