Ryzen Z2, Ryzen AI MAX e novos Ryzen AI 300 expandem linha mobile da AMD na CES!
A AMD ampliou muito seu portfólio de opções de APUs para dispositivos móveis de todo tipo na CES 2025. A empresa fez o anúncio oficial da série Ryzen Z2 para PCs estilo console portátil, revelou os Ryzen AI MAX, baseados em Strix Halo e trouxe opções mais acessíveis, na forma de novos Ryzen AI 300, também conhecidos como Krackan Point. A empresa apresentou também os Ryzen 200, refresh de Hawk Point.
A série Ryzen Z2 é uma das únicas que a AMD efetivamente confirmou que apresentaria neste ano. São componentes especialmente otimizados para o mercado de PCs portáteis para jogos, também conhecidos como handhelds. Conforme vazamentos já apontavam, temos três modelos, o Ryzen Z2 Extreme, o Z2 padrão e o Z2 Go.
Fonte: AMD
O anúncio da AMD não entra em detalhes da arquitetura dos produtos, mas vazamentos anteriores apontam que cada um vai ter uma geração diferente de GPU. Assim, apenas o Ryzen Z2 Extreme usaria RDNA 3.5. Além disso, há rumores de que o Z2 Go será exclusivo para o Lenovo Legion Go S. A linha Z2 chega no Q1 de 2025.
Strix Halo é um novo patamar com Ryzen AI MAX e Ryzen AI MAX Pro
A chegada da nova linha Ryzen AI MAX era um dos anúncios mais aguardados no evento da AMD. Desde seus primeiros vazamentos, essas APUs chama a atenção pelas suas GPUs integradas avançadas, oferecendo até 40 CUs baseados em RDNA 3.5. A banda de memória vai até 256GB/s no modelo mais avançado, o Ryzen AI MAX 395+.
Para promover o potencial da linha, a AMD divulgou comparativos desse modelo com um Core Ultra 9 288V em diferentes situações. Abaixo, testes sintéticos de renderização 3D:
Fonte: AMD
Podemos ver que o Ryzen AI MAX 395+ oferece mais que o dobro do desempenho na maioria dos testes, até o triplo no Blender Classroom. Abaixo, testes em performance gráfica mais geral:
Fonte: AMD
Mas dessa vez não foi só com a Intel que a AMD quis comprar briga com seu novo Strix Halo. A empresa também colocou o processador para competir com o M4 Pro 12C e o M4 Pro 14C, presentes em MacBooks da Apple.
Fonte: AMD
Segundo a fabricante, o Ryzen AI MAX+ 395 é o primeiro processador do mundo a entregar 70B LLM em um Copilot+ PC. Mas o componente não chega sozinho. Teremos outros três Strix Halo, sendo dois deles nas versões padrão e PRO e um deles somente PRO. Segue abaixo a tabela completa:
Fonte: AMD
AMD Ryzen AI 350 e 340 chegam como alternativa mais acessível
Os Ryzen AI 350 e 340 já aparecem há algum tempo nos vazamentos pelo codinome da série Krackan Point. Agora os produtos são oficiais como novas opções mais acessíveis para a série Ryzen AI 300.
Uma vez que os novos modelos são promovidos para uso cotidiano variado, a AMD divulgou gráficos comparando a performance em multi-tasking do Ryzen AI 7 350 com os concorrentes. Ele aparece enfrentando – e superando – o Snapdragon X Plus e o Intel Core Ultra 7 258V nos gráficos abaixo:
Fonte: AMD
A AMD também promete a NPU mais rápida para Windows, com base no Procyon AI. Os resultados abaixo mostram o Ryzen AI 7 350 batendo seus rivais com uma margem considerável:
Fonte: AMD
Os dois modelos Krackan Point vão contar com variantes PRO também. As APUs padrão chegam no primeiro trimestre de 2025, enquanto as versões profissionais estão planejadas para o Q2.
Fonte: AMD
Apenas dois modelos Ryzen 200 vêm sem NPU
Desmentindo rumores do passado, a série Ryzen 200 de “processadores baratinhos” não dispensa a NPU em todos os modelos. Na verdade, apenas as duas opções de entrada não acompanham o componente para impulsionar IA.
A AMD não entrou em muitos detalhes sobre a performance dos componentes, mas ofereceu uma tabela com detalhes para todos os modelos da linha. São diversas opções chegando no segundo trimestre de 2025, e a empresa promete “ótimos preços para o público geral”.
Fonte: AMD
O Adrenaline está acompanhando a CES de perto, e você confere mais novidades nos links abaixo:
AMD Radeon RX 9070 XT marca a estreia da geração RDNA 4 na CES 2025!
AMD apresenta o Ryzen 9 9950X3D na CES 2025: cache de 144MB e boost até 5,7GHz
AMD Ryzen Z2 Extreme terá 16 CUs RDNA 3.5, segundo rumores atualizados