EconomyFeaturedNewsTop Stories

SBT recebe críticas após recriar a voz do apresentador Marcelo Rezende com IA

Na sexta-feira (3), o SBT foi alvo de críticas nas redes sociais. No início do telejornal Tá na Hora, a emissora fundada por Silvio Santos utilizou Inteligência Artificial (IA) para recriar a voz de Marcelo Rezende, comunicador brasileiro falecido em 2017, a fim de enviar uma mensagem ao apresentador Bruno Peruka, substituto temporário de José Luiz Datena na atração.

A surpresa foi transmitida sob a batuta da jornalista Gaby Cabrini do Fofocalizando, programa que antecede o telejornal na grade do SBT, e foi uma forma de homenagear Peruka, que conheceu Marcelo Rezende em vida e ganhou do próprio apresentador o apelido pelo qual ficou conhecido.

O SBT achou de bom tom ressuscitar o Marcelo Rezende por inteligência artificial pic.twitter.com/oOeiypuZAa


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

— Ricardo S (@RickSouza) January 3, 2025

No telão do programa, o SBT colocou uma foto de Rezende em que a boca do apresentador se mexia ao som do áudio criado por IA, e na qual o aclamado comunicador brasileiro, que já esteve à frente de programas como Linha Direta e Cidade Alerta, pedia que o amigo se comportasse na nova casa, além de desejar um feliz 2025 para toda a audiência.

“Bruno Peruka, meu garoto, eu estava com saudade de você. Vê se toma juízo nessa cabeça. Por falar em cabeça, seu cabelo continua muito feio. Rapaz, tá parecendo chuca-chuca”, dizia a voz. “Vou te fazer um pedido, corta para mim, meu filho. Espero que esteja se comportando aí no programa do meu amigo Datenão. Essa é a casa do maior nome da história da televisão brasileira, o mestre Silvio Santos. Desejo a você e a todos em casa, a minha família e aos meus amigos queridos um excelente e abençoado 2025.”

Voz recriada por IA gerou revolta nas redes sociais

Embora o SBT tenha alegado que a iniciativa foi aprovada pela família de Marcelo Rezende, a apresentação teve uma repercussão negativa nas redes sociais, com muitos usuários achando de mau tom e um tanto mórbida a recriação da voz do jornalista por IA.

Uma mensagem de IA do Marcelo Rezende feita pelo SBT é a coisa mais aleatória possivel nesse início de 2025. Achei péssimo.

— Brenno (@brenno__moura) January 3, 2025

Pois é, mais uma vez o SBT usando IA pra fazer algo péssimo. Igual nos episódios de Chapolin e Chaves…..

— Vitor (@vbasilio01) January 4, 2025

No X (antigo Twitter), houve até quem encarasse a homenagem como falta de respeito e apontasse para os precedentes que uma iniciativa como essa poderia representar.

É muito estreita a linha entre a homenagem e a falta de respeito com a memória de um alguém já falecido, e por ser muito estreita, cada um tende a interpretar de uma maneira

— Renan leal (@RenanNadaLeal) January 3, 2025

SBT colocou no ar uma mensagem do falecido Marcelo Rezende gerada por IA. É um misto de emoção, saudades e medo. Medo do que tudo isso pode acarretar no psicológico daqueles que demoram a aceitar a perda de um ente querido ou que a ferida do luto ainda não cicatrizou. Complexo

— Patrícia (@amulherdo52) January 3, 2025

Esse caso sobre o Marcelo Rezende abre um precedente perigoso. É preciso usar a Inteligência artificial com inteligência e moderação.

— Wallace Surce  (@wallacesurce) January 3, 2025

Jornalista que iniciou sua carreira ainda na juventude, Marcelo Rezende chegou a trabalhar por muito anos no jornalismo impresso, passando por veículos como o jornal O Globo e a revista Placar antes de entrar para a TV no final dos anos 1980.

Na Rede Globo, onde construiu uma extensa carreira, foi repórter de veículos como Jornal Nacional e Fantástico, e em 1999, no horário nobre da emissora, apresentou o Linha Direta, um dos programas investigativos até hoje de maior destaque da televisão brasileira.

Com passagens pela Record, Band e RedeTV, Rezende trabalhou na televisão até meados de 2017, quando se afastou de suas funções para tratar de um câncer pancreático com metástase no fígado. Considerado um dos grandes nomes do jornalismo policial do país, o comunicador faleceu em setembro de 2017, aos 65 anos, deixando cinco filhos e duas netas.

Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

Leia também:

IA distorce imagens nos episódios de Chaves e gera polêmica Chaves no SBT volta a ser criticado por imagens bizarras “otimizadas” por IA Programas da TV Cultura alterados com IA causam repercussão por distorções

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box