DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

NVIDIA e Qualcomm podem escolher Samsung para chips de 2nm

A NVIDIA e Qualcomm estariam considerando transferir a produção de seus chips de 2nm de próxima geração para a Samsung Foundry. O motivo seria que os custos da TSMC para fabricar novos chips de 2nm são muito altos.

No entanto, 2nm na Samsung Foundry não é a mesma coisa que 2nm na TSMC.

O desempenho dos processos avançados da Samsung Foundry não são os melhores, pois os chips de 4nm que fez para a Qualcomm estavam superaquecendo e apresentando problemas de desempenho. Significando que esta pode ser a última vez que a Samsung Foundry tentará produzir chips de 2nm de alto desempenho para NVIDIA e Qualcomm

Se falhar, a TSMC será inundada com pedidos em 2026, 2027 e além.

Imagem: NVIDIA.

Notícias Relacionadas:

G.Skill lança memórias CL26 e CL28 DDR5-6000: baixa latência para Ryzen 9000

ECS UP42KP é o primeiro notebook com AMD Krackan Point a ter um anúncio oficial

PowerColor Radeon RX 9070 XT Red Devil aparece em novos teasers

A TSMC

Atualmente, a TSMC está na liderança com a produção de nós de 2nm, com uma taxa de rendimento de aproximadamente 60%, e realiza testes de processo com clientes como Apple, NVIDIA e Qualcomm, que são grandes clientes da TSMC.

No entanto, de acordo com novos relatórios da imprensa coreana, o alto preço dos novos chips de 2nm da TSMC e a capacidade de produção limitada fizeram com que a Apple adiasse o uso de chips de 2nm até 2026, enquanto NVIDIA e Qualcomm agora consideram mudar para a Samsung Foundry.

Ou seja, foram os altos preços dos chips de 2nm da TSMC e sua baixa quantidade, dado que a empresa não aumentará significativamente a produção até 2026, que fizeram com que NVIDIA e Qualcomm não queiram depender muito da TSMC, surgindo assim rumores de mudança para a Samsung Foundry.

Imagem: Qualcomm.

Essas empresas esperam diversificar sua cadeia de suprimentos e ter a Samsung Foundry fabricando seus novos chips em 2nm.

Por sua vez, a Samsung Foundry precisa de todos os clientes de semicondutores que puder obter, e se conseguir atrair dois dos maiores, NVIDIA e Qualcomm, para seu nó de processo de 2nm (SF2) de próxima geração, será uma grande vitória para a indústria sul-coreana de semicondutores contra a TSMC taiwanesa.

NVIDIA e Qualcomm

Imagem: Divulgação.

Ainda neste ano, NVIDIA superou a Apple e se tornou a empresa mais valiosa do mundo graças ao seu segmento de placas para IA. Só a Microsoft comprou 500 mil GPUs NVIDIA Hopper para IA em 2024.

O sucesso da empresa foi tanto que suas rivais têm investido em hardware próprio para se tornarem mais competitivas.

Enquanto isso, a Qualcomm prevê ultrapassar a AMD em PCs até 2029.

Inclusive, a empresa supostamente ficou interessada em comprar parte da Intel, com rumores sugerindo que teria feito uma proposta. Porém, desistiu por dificuldades regulatórias.

Fonte: SamMobile.

Facebook Comments Box