Chaves no SBT volta a ser criticado imagens bizarras “otimizadas” por IA
Quando Chaves passou a ser exibido pelo SBT lá nos idos do final dos anos 1980, a maioria das TVs era de tubo e a resolução máxima não chegava a borrar as imagens ou deixá-las “pixeladas” em um tamanho bem menor do que os dispositivos vendidos atualmente. Essa é uma questão que afeta todo o conteúdo audiovisual não remasterizado para ser exibido em HD.
A emissora até encontrou uma solução com Inteligência Artificial (IA) ao recolocar a atração no ar no final do ano passado, contudo, os resultados não têm sido aqueles que o público esperava. Os autômatos digitais realmente podem ajudar a melhorar a resolução com um tratamento de imagens realizado por algoritmos em tempo real, contudo, a tecnologia claramente não vem sendo bem empregada, pois os personagens tem aparecido com distorções bizarras que deixam os rosto de figuras populares como Senhor Madruga, Dona Florinda e Chaves completamente desfigurados.
Galera está pistola com o SBT pode conta das distorções nas imagens “otimizadas” por IA (Imagem: Reprodução/Fórum Chaves)
Desde que retomou a transmissão de Chaves em dezembro, o SBT até interrompeu os planos de exibir diariamente para amenizar as reclamações, contudo, os fãs são muito verbais sobre esse assunto nas redes sociais e outras páginas da web.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na noite desta quarta-feira (1), o Fórum Chaves, um dos principais perfis dedicados ao programa no país, publicou imagens em sua conta do X e criticou o uso da ferramenta em um episódio específico. “Se estivesse bem feito não teria anomalia assim. Pausar e encontrar um filme de terror a cada frame aleatório só demonstra o fato já pontuado: isso não é uma remasterização, é apenas um profissional não capacitado mexendo num software que não conhece”, afirmou a conta em sua publicação, que gerou bastante repercussão.
Procurado pelo Canaltech em outubro, o SBT comentou que vai manter a restauração por IA nos próximos episódios, mas também considera os feedbacks recebidos pela comunidade para melhorar a qualidade. “O uso de IA, visando a melhoria da qualidade de vídeo nos episódios de Chaves e Chapolin, tomou o cuidado de não alterar as características originais dos episódios, para melhorar a experiência da audiência. Foram utilizados recursos que permitem corrigir distorções provenientes do registro analógico em fitas, era normal na ocasião utilizar vídeo tapes que degradavam, adicionando ruídos, rotação de fase e outras instabilidades.”
Pelo visto, nada ainda foi alterado para resolver o problema, que, ao invés de divertir e fazer os fãs de Chaves rir, tem mesmo é gerado material digno de pesadelos. Vamos aguardar para ver se o SBT ajusta essa tecnologia para não assustar as crianças.
Leia mais:
IA distorce imagens nos episódios de Chaves e gera polêmica SBT+ tem 20 episódios de Chaves e Chapolin; confira quais Chaves | Seu Madruga vai ganhar série própria e animação terá reboot
Leia a matéria no Canaltech.