O que é Turo? Veja como funciona o app de aluguel de carros
A Turo é um serviço de aluguel de carros criado nos Estados Unidos em 2010. A plataforma funciona como um “Airbnb para carros”, no qual motoristas podem liberar seus veículos para que outras pessoas dirijam por um tempo determinado.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 8 dicas para fazer reserva de hotel pela internet Como funciona o Airbnb para proprietários?
O Canaltech explica mais sobre a plataforma:
Como a Turo funciona; Tem Turo no Brasil? Em quais países a Turo opera? Quais as diferenças para locadoras de carros?
Como a Turo funciona
A Turo opera em um sistema de aluguel de pessoa para pessoa: o proprietário de um veículo compartilha o automóvel na plataforma e outras pessoas podem alugá-lo por um intervalo de tempo. O “anfitrião” determina um preço da diária e combina os detalhes para a entrega e a retirada.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O modelo de negócios lembra o do Airbnb, plataforma em que o proprietário de uma casa pode colocá-la para aluguel e funcionar como uma alternativa a hotéis ou demais formas de hospedagem. Nesse caso, um proprietário pode disponibilizar o carro a outras pessoas quando não for usá-lo.
Todo o processo de aluguel é feito digitalmente no próprio app. É possível filtrar por diferentes modelos de carros, incluindo marcas de luxo, escolher o limite de quilometragem por dia e combinar locais de retirada, como aeroportos, hotéis e endereços personalizados. Em alguns casos, o próprio anfitrião pode levar o carro ao locatário.
Em seu site oficial, a empresa informa que o aluguel é feito “sem papeladas ou problemas”, com suporte 24 horas por dia e opção de adicionar motoristas extras sem custo adicional.
Aplicativo permite alugar carros de outras pessoas (Imagem: Divulgação/Turo)
Tem Turo no Brasil?
Não. A empresa ainda não atua no país.
Em quais países a Turo opera?
A Turo funciona em cidades de Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido.
Quais as diferenças para as locadoras de carros?
As locadoras convencionais possuem uma frota própria de automóveis — nesse caso, o acervo pode variar conforme cada unidade, mas todos os veículos pertencem à empresa.
No caso da Turo, não há uma frota própria da plataforma e todos os veículos pertencem aos anfitriões cadastrados por lá. O modelo de negócios permite que o app tenha um portfólio muito variado de veículos, com opções que variam entre SUVs, carros de luxo e modelos antigos.
Uso da plataforma em ataques nos EUA
No começo do ano de 2025, a Turo confirmou que o serviço foi usado para alugar dois veículos usados em ataques violentos nos Estados Unidos. O primeiro caso ocorreu na cidade de Nova Orleans, quando um motorista de um Ford F-150 avançou sobre pessoas na rua Bourbon Street e deixou mortos e feridos.
Outro caso ocorreu em Las Vegas, quando um Tesla Cybertruck explodiu em frente a uma unidade do Trump Hotel, franquia hoteleira que pertence a Donald Trump. O caso teve uma vítima fatal e outras sete pessoas ficaram feridas.
Em nota, a empresa disse estar “devastada” com os episódios e confirmou que atua com autoridades para compartilhar informações úteis para as investigações.
Leia também:
Qual o valor do dólar hoje? Como acompanhar em tempo real Google Flights: como pesquisar passagens aéreas e voos O que fazer quando um voo é cancelado?
VÍDEO: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.