ASUS anuncia monitor OLED 4K de 27”, com 240Hz e DisplayPort 2.1a
A ASUS segue o “esquenta” para a CES 2025 com o anúncio de seu novo monitor ROG Swift OLED PG27UDCM. O Dispositivo traz uma tela de 27” com resolução 4K e taxa de 240Hz, e a empresa diz que é o primeiro do mundo com essas configurações específicas. Outro destaque para o monitor é a presença da conexão DisplayPort 2.1a.
Atualmente o DisplayPort 1.4a é o padrão mais comercialmente difundido dessa conexão, mas novos modelos de monitores já adotam sua nova versão. O DisplayPort 2.1a oferece mais que o dobro da banda, alcançando 80Gbps de transferência de dados.
Fonte: ASUS
Obviamente, essa não é a única conexão de vídeo do novo monitor premium da ASUS. Ele oferece também duas portas HDMI 2.1 e uma USB-C com DP-Alt e Power Delivery de até 90W. Tem outras três portas USB 3.2 Gen 1 para uma hub de conexões.
Voltando para as especificações da tela, o ASUS ROG Swift OLED PG27UDCM usa um painel que a empresa chama de quarta geração, com tempo de resposta de 0,03ms GtG e taxa máxima de brilho de até 1.000cd/m². Ele cobre 99% do gamut de cores DCI-P3 e conta com certificado DisplayHDR True Black 400. Parece que o display não conta com selo ClearMR, mas ele é compatível com NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync Premium Pro.
Fonte: ASUS
ASUS fala de recursos de seu novo monitor, mas não do preço
Na divulgação para seu novo monitor 4K de 27” com 240Hz, a ASUS ressalta ainda que ele conta com iluminação RGB, compatível com Aura Sync. Ele suporta ainda KVM (Keyboard Video Mouse), podendo ser usado como “ponte” para aproveitar o mesmo teclado, mouse e monitor em mais de um sistema ao mesmo tempo.
Para aproveitar a nova conexão, a ASUS também decidiu incluir um cabo DisplayPort 2.1a na caixa do ROG Swift, o que pode ser um diferencial interessante.
Notícias relacionadas:
MSI anuncia o primeiro monitor de 500Hz com 1440p, o MPG 272QR QD-OLED X50
Monitores OLED da LG para 2025 incluem modelo com tela dobrável
VESA anuncia novos certificados DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000
Não sabemos ainda, no entanto, preço ou data de lançamento para o novo monitor. O pessoal do TechPowerUp chuta algo na ordem dos US$ 1.000, mas a fabricante ainda nãoi divulgou o valor oficial.