EconomyFeaturedNewsTop Stories

SEGA criou versão PS2 de Shenmue que nunca foi lançada

Lançado em dezembro de 1999, Shenmue pode não ser tão impressionante agora quanto foi há 25 anos atrás, mas continua sendo bastante querido por seus fãs. Enquanto o primeiro capítulo da série foi durante muito tempo um exclusivo do Dreamcast, a SEGA revelou que chegou a fazer uma versão completa do game para o PlayStation 2.

Em uma entrevista à revista Famitsu, os programadores Takeshi Hirai e Makoto Wada compartilharam que o jogo chegou a avançar bastante no console da Sony. Não somente ele havia sido adaptado para a plataforma, como já era possível jogá-lo do começo ao fim sem grandes limitações ou problemas técnicos.

Segundo Hirai, uma versão do primeiro Shenmue também foi adaptada para o Xbox original, mas também não recebeu a aprovação para seu lançamento. Em compensação, a plataforma foi a única a receber a sequência, Shenmue 2, nos Estados Unidos — a única versão em inglês do jogo para Dreamcast se tornou exclusiva do território europeu.

Shenmue podia ser ainda melhor no PlayStation 2

Wada explicou que, caso Shenmue tivesse sido lançado para o PlayStation 2, ele seria uma experiência ainda melhor do que aquela vista no console da SEGA. Isso porque, durante o trabalho de adaptação, os desenvolvedores da empresa conseguiram consertar problemas de shaders e algumas questões de desempenho.

Foto: Divulgação/SEGA

O programador afirma que o que impediu o lançamento de acontecer não foram questões técnicas, mas sim contratos de licenciamento. O jogo original trazia marcas como Coca-Cola e TIMEX em diversas cenas, mas os contratos para utilizá-las previam que elas só podiam aparecer no Dreamcast — razão pela qual qualquer referência a elas foi removida nos remasters de 2018.

Apesar de a versão completa de Shenmue no PlayStation 2 existir, não houve qualquer vazamento dela nos últimos 25 anos. Criada e dirigida por Yu Suzuki, a franquia ficou conhecida pelo grande realismo e por ser uma das pioneiras na criação de mundos abertos interativos, inspirando jogos que vão de Grand Theft Auto até a série Like a Dragon, da própria SEGA.

Fonte: DualShockers

Facebook Comments Box