EconomyFeaturedHardwareNewsNintendoSwitchTop Stories

Patente do Nintendo Switch 2 descreve novo sistema de upscale de imagens

Com o início de 2025, começam a se reforçar os indícios de que o anúncio oficial do Nintendo Switch 2 não vai demorar a acontecer. Após o surgimento de uma suposta placa-mãe do console, veio a público uma patente registrada pela Nintendo na qual ela descreve um sistema de upscale semelhante ao DLSS, da NVIDIA.

Registrado em julho de 2023, o documento como o aprendizado por máquina pode ser usado para converter imagens em determinada resolução para um padrão mais alto. Além de diminuir os recursos necessários para gerá-las, a solução também permitiria que games ocupassem um espaço menor dentro de mídias físicas ou digitais.

Another new Nintendo patent published yesterday seems to yet again verify claims the Switch 2 will use DLSS style AI upscaling (Nvidia chip) to improve output resolution for games, rather than trying to natively run them at higher internal resolutions.ppubs.uspto.gov/dirsearch-pu…

Laura Kate Dale – LauraKBuzz (@laurakbuzz.bsky.social) 2025-01-01T13:40:36.019Z

Segundo Laura Kate Dale, que investigou a fundo a patente relacionada ao Nintendo Switch 2, a própria fabricante descreve que um game com texturas em 4K poderia ocupar 60 GB de espaço. No entanto, ao usar a solução de upscale a partir do padrão 1080p, será possível diminuir o tamanho total do jogo para 20 GB, o tornando compatível com o espaço de um cartucho convencional.

Nintendo Switch 2 vai contar com tecnologias da NVIDIA

Embora a resolução 1080p tenha sido usada como exemplo, o documento registrado pela companhia japonesa também descreve casos em que a resolução original de uma imagem pode ser de somente 540p. A ideia é que, ao trabalhar com várias opções, será possível fazer jogos rodarem em alta resolução mesmo dentro dos limites de um hardware com componentes dignos de um dispositivo mobile.

Foto: Divulgação/Nintendo

Nesse sentido, algo que deve ajudar o Nintendo Switch 2 é o fato de que, assim como seu antecessor, ele está sendo construído com ajuda da NVIDIA. O DLSS da companhia continua a se destacar por suas capacidades de upscale, e a implementação de uma variação especializada dele pode acabar trazendo muitas vantagens para o novo aparelho.

Essa não é a primeira patente sobre upscale da história da Nintendo: em 2020, ela havia registrado uma solução semelhante, mas que era direcionada a jogos rodando via streaming. Até o momento, a empresa não confirmou ou sequer comentou qualquer um dos vazamentos recentes, mas continua compromissada a revelar seu novo console até o final de março deste ano.

Fonte: VGC

Facebook Comments Box