AutoEditor's PickFeaturedIn PictureTop StoriesTrending

NILU Hypercar: Um Sonho para Puristas com Motor V12 e Câmbio Manual

Uma nova marca de supercarros está chamando a atenção. A Nilu27, fundada pelo renomado designer Sasha Selipanov, conhecido por seu trabalho na Koenigsegg e Bugatti, acaba de revelar seu primeiro carro: o NILU. Ao invés de apostar em tecnologias de ponta, como turbos ou assistências híbridas, o NILU adota uma abordagem purista, utilizando um motor V12 naturalmente aspirado acoplado a uma transmissão manual de sete marchas. E como se não bastasse, o hypercar ainda possui portas asa de gaivota, um toque clássico e icônico.

Apesar de seu apelo old-school, o NILU não é totalmente convencional. O design impressionante é sustentado por um monocoque de fibra de carbono sob medida, complementado por subframes tubulares de liga de alumínio. O V12, desenvolvido pela Hartley Engines da Nova Zelândia, é uma unidade de 6,5 litros com 80 graus de inclinação, projetada para “girar como um motor elétrico”, segundo a Nilu27.

O motor do NILU é diferente da maioria, com uma configuração “hot V” em que os corpos de borboleta individuais ficam na parte externa, enquanto o escapamento sai pelo topo. O sistema de escapamento 12-em-1 é impresso em 3D em Inconel para acomodar sua forma complexa, e termina em uma ponteira tripla inspirada em um ônibus espacial. Embora os números exatos de potência não tenham sido divulgados, a Nilu27 afirma que o V12 produzirá “mais de” 1000 cavalos de potência.

O foco do NILU é proporcionar uma experiência de direção pura e envolvente. Para isso, a única transmissão disponível é uma manual de sete marchas fornecida pela CIMA. A alavanca de câmbio usa um design semelhante ao de um poste e inclui um mecanismo de travamento para evitar a seleção acidental da marcha ré, um detalhe inspirado no lendário Lamborghini Countach.

O interior do NILU é minimalista, com foco na experiência analógica. Não há muitos botões, e o volante é totalmente redondo, sem interruptores ou modos de condução. A única tela disponível está integrada ao espelho retrovisor, melhorando a visibilidade traseira. Os bancos são fixos, enquanto o ajuste de pedais, apoio de cabeça e espelhos são feitos manualmente, através de alavancas usinadas em alumínio.

Sob a carroceria, o NILU possui suspensão independente com duplo triângulo e pushrod, suportada por rodas com travamento central de 20 e 21 polegadas, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R. O sistema de freios é fornecido pela Brembo, utilizando discos de carbono-cerâmica.

A Nilu27 planeja construir 15 unidades do NILU em sua edição de lançamento, mas não especifica se esses modelos serão homologados para uso nas ruas. Além disso, a empresa mencionou planos de produzir 54 unidades homologadas para ruas, sugerindo que as primeiras 15 podem ser destinadas exclusivamente às pistas.

O NILU fará sua estreia pública no Pebble Beach durante a Monterey Car Week, no dia 15 de agosto. Os primeiros protótipos e carros de clientes serão montados em Irvine, Califórnia, antes da produção ser transferida para o exterior.

“Estamos encantados e honrados com a reação aos nossos teasers nas redes sociais,” disse Inna Selipanov, co-fundadora e COO da Nilu27, em um comunicado. “Enquanto o mundo se move em direção à eletrificação, e por boas razões, acreditamos firmemente que a atemporalidade desses carros não só os manterá relevantes, mas também continuarão a encontrar espaço nas coleções de apaixonados por automóveis.”

Facebook Comments Box