Fêmur achado no Maranhão era de titanossauro de 40 toneladas
Há três anos, o Canaltech noticiava a descoberta de um fêmur enorme em Davinópolis, no sudoeste do Maranhão, osso que acreditava-se ser de uma preguiça-gigante, inicialmente, mas já definido como sendo de um dinossauro à época. Agora, análises revelaram se tratar de um titanossauro, grande saurópode pescoçudo com 100 milhões de anos e pelo menos 40 toneladas.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Pescoçudo da Patagônia é o mais novo titanossauro argentino Nova espécie de titanossauro é encontrada na Patagônia Argentina
Os titanossauros foram enormes dinossauros saurópodes que podiam chegar a oito metros de altura, 20 metros de comprimento e até 40 toneladas. A espécie maranhense, ainda não descrita pela ciência, tinha estimados 18 metros de comprimento. Elver Luiz Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é o paleontólogo responsável, que deve publicar sobre o dino em 2025.
Titanossauro no Maranhão
Segundo contou Mayer a O Globo, a equipe de pesquisadores responsável pelo estudo irá analisar a anatomia do grande réptil com microscopia, notando alterações causadas pelo soterramento e escavação de seus ossos gigantes fossilizados.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Titanossauros, como este Patagotitan da imagem, estiveram entre os maiores dinossauros da história, chegando a até 20 metros de comprimento (Imagem: Mario Lanzas/CC-BY-4.0)
No momento, os ossos estão sendo comparados com os de outros dinos de 100 milhões de anos, e, após análises, serão expostos no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia de São Luís. Embora sejam os primeiros fósseis de Davinópolis, eles não representam o primeiro titanossauro maranhense — outro espécime já foi escavado em Ilha do Cajual, próxima ao município de Alcântara.
Dos titanossauros, 16 já foram encontrados no Brasil. O fóssil mais recente dos dinossauros pescoçudos surgiu com a escavação de uma ferrovia por uma empresa privada, sendo um fêmur de mais de 1,5 metro, costelas, vértebras e partes das patas. Os restos são do Período Cretáceo, quando a América do Sul recém havia se separado da África, e estudá-los poderá revelar mais informações sobre a época.
Leia também:
Fóssil brasileiro explica como os dinossauros se tornaram gigantes “Dino zumbi” | Brasileiros descobrem dados inéditos sobre doença em dinossauros 283 fósseis de dinossauro são encontrados em obra em Uberaba (MG)
VÍDEO: Robô de um animal extinto
Leia a matéria no Canaltech.