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Maserati GT2 Stradale: A Versão Mais Leve e Pronta para as Pistas do MC20

A Trident aposta em um supercarro superleggera, com um V6 de 631 cv.

Primeiro, houve o Maserati MC20 – o primeiro supercarro de motor central da Maserati em duas décadas. E ele foi um sucesso.

Então, a Maserati decidiu levar o MC20 para as pistas, criando o GT2, com sua enorme asa traseira estilo pescoço de cisne e um capô que parece um ralador de queijo furioso.

Agora, a Maserati decidiu combinar essas duas versões para criar um supercarro mais extremo, legal para as ruas, mas focado nas pistas. Este é o GT2 Stradale, ou “street”. Eles nem chamam mais de “MC20”.

Obviamente, é exatamente o que ele é. Mesmo chassi de fibra de carbono, mesmas portas do tipo borboleta, mesmo motor V6 biturbo de 3,0 litros, mas agora com mais 10 cv, totalizando 631 cv. Isso significa que ele é, na verdade, mais potente do que o antigo supercarro MC12, com o V12 do Ferrari Enzo, exigindo dutos de resfriamento ampliados para engolir 16% mais ar.

Como resultado, ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, com uma velocidade máxima de 324 km/h. Mas ele não foi configurado para arrancadas—o Stradale foi feito para as curvas.

O novo splitter, a asa traseira e o difusor combinam para gerar uma força aerodinâmica de 500 kg a 280 km/h. Pode parecer muito, mas para comparar, leve um MC20 padrão a 280 km/h. Você terá apenas 145 kg de força aerodinâmica na mesma velocidade.

Curiosamente, a asa traseira vem em uma configuração ‘neutra’ de fábrica. Você precisará ajustar manualmente se quiser aproveitar ao máximo a aerodinâmica para melhorar seus tempos de volta.

No geral, a Maserati conseguiu reduzir 60 kg do MC20 – um terço dessa economia vem das novas rodas forjadas com parafusos centrais. Há também mais fibra de carbono do que no galpão de Adrian Newey, e o túnel central interno foi reduzido para diminuir ainda mais o peso.

Notou o volante ‘triangular’? Sim, a parte superior é inclinada e possui nove luzes LED de mudança de marcha nas cores branco, azul e vermelho. Ahhh, Feliz Natal!

Há também novos modos de condução, porque qual supercarro de 2024 estaria completo sem modos? O GT2 Stradale oferece os modos Wet (para os proprietários britânicos), GT (o padrão confortável), Sport (obviamente) e Corsa, que é italiano para ‘curso’ ou ‘pista’. Este modo reduz os controles de estabilidade e tração e ajusta o diferencial eletrônico de deslizamento limitado para um manuseio neutro no limite. A Maserati avisa que, nos modos mais esportivos, “a suspensão é extremamente rígida”. Então, há um botão para suavizá-la se você começar a sentir desconforto.

Ainda não é hardcore o suficiente? Boa notícia: a Maserati oferece um ‘Pacote de Performance’ com pneus mais aderentes, que desbloqueia o modo ‘Corsa Evo’. Agora você pode continuar ajustando os controles de segurança e até ajustar o ABS para frear mais tarde.

Ainda quer mais corrida e menos rua? Tudo bem. Então experimente o Pacote de Performance Plus. Ele adiciona cintos de quatro pontos, um extintor de incêndio e uma boa dose de autossuficiência.

Quanto mais do que o preço inicial de £222.000 do MC20 você terá que pagar ainda não foi anunciado. Talvez a Maserati esteja esperando para ver o que a concorrência está fazendo. A Porsche é conhecida por estar testando um facelift do GT3 RS com ainda mais downforce, e não deve demorar muito até que a Ferrari aplique o tratamento ‘Speciale’ no hipnotizante 296 GTB.

Ou será que você deveria esquecer o elemento legal para as ruas e comprar um carro de corrida de verdade? Deixe sua opinião nos comentários…

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